Um blog destinado a informações públicas sem hipocrisias partidárias, nem religiosas...
quarta-feira, 9 de novembro de 2011
APRENDI
Texto de Aluísio Cavalcante Jr.
Por muito tempo pensei que bons professores
Eram aqueles capazes de ensinar muitas lições.
Hoje sei que bons professores
São aqueles que além da capacidade de ensinar,
São também capazes de inspirar novas lições.
Que são capazes de fazer da simplicidade do sorriso,
A matéria prima de uma educação que faz sentido.
Que são capazes de transformar o mundo com a força do bem,
Da alegria e da amizade.
Hoje sei que bons professores são aqueles
Que embora saibam a importância
De se ensinar a colher os frutos do futuro,
Dedicam suas vidas a cultivar sementes no presente.
Que sabedores da sua força de educadores,
Semeiam, inspiram e colhem sonhos coletivos de esperança
Nas salas de aula de cada Escola,
Cultivando jardins de afeto pleno
Onde brotam sonhos de um novo mundo,
Nos corações dos muitos alunos
Que a vida lhes deu para cuidar.
A influência da mídia na sociedade
Por Armando Soares, aluno do segundo ano do Ensino Médio do Instituto Maria Auxiliadora.
terça-feira, 1 de novembro de 2011
NUNCA FUI ANONIMO
Sendo que trabalho no projeto também...
Já falaram que posso perseguir funcionários...
Já me separaram da minha esposa...
Dizem por ai que vou tomar a cantina...
Sempre me expressei sem esconder meu nome, no meu blogwww.sociologiaemtela.blogspot.
Se alguém mal intencionado, esta usando meu nome e meu perfil (eu mesmo não consigo acessar) me bloqueou... vcs tem o direito de acreditar em quem quiser!!!
Como professor de Sociologia e História sempre defendi e defendo sim, a questão dos valores morais e eticos! quem é meu aluno sabe disso... Uma das várias lutas que travo desde 2009 na escola é quanto ao melhoramento das atividades pedagógicas na escola! quem tem dúvidas deem uma olhada no blog e veja que falo abertamente o que penso!
No mais, deixo pra vcs a máxima do filosofo Voltaire:
"Posso não concordar com tudo que dizes, mas defenderei até a morte o teu direito de dize-las".
Quanto às eleições saibam que já tentaram impugnar (tirar fora) a minha chapa, que foi indeferido de pronto! Assim, acredito muito em Deus, e sei que tudo coopera para o bem daqueles que o amam!
Se merecedor for, ele será fiel, pelas minhas petições e atitudes
Se não conseguir, sei que ele estará colocando também a pessoa escolhida por ele e pelo povo: Todo povo tem o governo que merece!
Acho imaturo, sei lá de quem for a parte...porque esse blog do joao bento também é anonimo! pois precisamos avançar em discussões democráticas e não ficar em balelas anonimas de facebook!!!!
Amplexos,
Contato: 69 8117-4060
www.sociologiaemtela.blogspot.
Email: valdeciribeiro5@gmail.com
profvaldecifilho@yahoo.com.br
Orkut: Valdeci Ribeiro
terça-feira, 25 de outubro de 2011
COMPÓRTAMENTO ÉTICO
O comportamento ético no momento em que o mundo passa por grandes mudanças. As empresas se reformam e se transformam para sobreviver a essas mudanças e atender melhor seu consumidor. Assim, hoje, para um sucesso continuado, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre as pessoas que delas participam e, ao mesmo tempo, um comportamento ético inequivocadamente reconhecido pela comunidade. Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz esses valores, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tenham preocupações éticas mais a sociedade na qual essas empresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas vivam realizadas, seguras e felizes.
Para o professor da USP, Robert Henry Srour, ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa. A regra ética é uma questão de atitude, de escolha.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais; conforme ARRUDA (2002):
a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, a credibilidade é resultado de uma relação franca.
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
c) Ser tolerante e flexível: muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas
ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios, mesmo nos momentos mais críticos.
e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.
quarta-feira, 19 de outubro de 2011
ALGUNS COMPORTAMENTOS QUE PREJUDICAM A CARREIRA
1 - Quando se deparam com o fato de passarem por um processo de avaliação de desempenho, muitos profissionais sentem-se ofendidos e não veem nessa ferramenta, a possibilidade de receber um feedback tanto dos seus pontos fortes quanto daqueles que precisam ser trabalhados. Resultado: deixam uma rica oportunidade de desenvolvimento passar por suas mãos ou, pior ainda, imaginam que a sua avaliação é apenas uma desculpa para que ele seja desligado da organização.
2 - "Eu falei e ponto final". Quantas pessoas, nesse exato momento, proferem essa frase sem pensar no efeito que elas trarão às suas carreiras? Hoje, a competência comportamental de se mostrar aberto ao diálogo com os demais colegas de trabalho, não importa a função que se exerça, é considerada um diferencial significativo para um mercado altamente competitivo. Se alguém não está disposto a escutar os demais que estão ao seu lado, reduz significativamente as chances de também ser ouvido por outros. Isso, por sua vez, cria um isolamento, uma espécie de quarentena que envolve a pessoa e a deixa alheia ao que acontece ao seu redor.
3 - "O quê? Agora que você conseguiu entender esse procedimento? Eu já sei como tudo funciona e os outros sempre devem me procurar, porque estou certo nas minhas decisões e não erro nunca". Infelizmente, ainda há profissionais que carregam consigo essa mentalidade e arrogância de serem os melhores. Ninguém é suficientemente "intocável" e detentor de todo conhecimento, mesmo que já atue em uma função por anos.
4 - Para quem apresenta um comportamento como o citado acima, é sinal de que dificilmente essa pessoa estará apta para o desenvolvimento e quando isso ocorre, é porque o "sinal vermelho" foi dado faz tempo. Sair da zona de conforto, não representa valor algum para esse tipo de profissional. Afinal é mais cômodo ficar onde está, porque dá menos trabalho e "em time que ganha, não se mexe". Quantos profissionais já amargaram os resultados dessa "premissa" ultrapassada?
5 - O novo sempre gera receio para qualquer indivíduo, isso é muito mais comum do que se imagina. Quem, por acaso, gostaria de pular um muro alto sem saber o que o aguarda do outro lado? Uma pessoa de bom senso, no mínimo, tentaria dar uma "olhadinha básica" para não se dar mal. Diante de tanta velocidade no universo globalizado, não dá para ficar parado e esperar que isso passe despercebido e sem consequências para o futuro de uma carreira. Dizer não às mudanças é o mesmo que pisar em um campo cheio de pregos, com os olhos vendados.
6 - "O conhecimento que adquiri é apenas meu e não vou compartilhá-lo com quem quer que seja". Imagine uma pessoa que se acha detentor do conhecimento e que em momento algum passa pela mente que um dia precisará consultar ou pedir ajuda a algum dos seus pares. Existe uma significativa probabilidade de que esse profissional não consiga apoio dos colegas, uma vez que ele "sabe de tudo".
7 - Se uma equipe alcança êxito em uma atividade, há quem possa querer ganhar os "louros" apenas para si, pois sem sua presença logicamente os resultados não teriam sido alcançados. Todos que formam uma equipe contribuem de alguma forma para a obtenção do êxito. Acreditar que tudo funciona ao seu redor, é característica explícita de uma pessoa egocêntrica e que devido ao seu autoestrelismo, acaba por apagar o próprio brilho. Lembre-se: o espírito de equipe é uma das competências comportamentais mais valorizadas por empresas competitivas e que oferecem ótimas chances de ascensão.
8 - Não existe problema algum em querer galgar degraus mais altos no campo organizacional. No entanto, há pessoas que extrapolam os limites do bom senso e acreditam que "pisando nos colegas", o sucesso chegará mais fácil. É bom lembrar que todos os dias, as atitudes fazem a nossa marca não apenas junto ao colega que senta ao nosso lado, mas também a toda empresa. E como a facilidade de troca de informações, a imagem do profissional propaga-se mesmo que ele próprio pense que determinados fatos ficarão restritos a quatro paredes. Hoje o network, as redes de relacionamento também costumam ser fontes de pesquisas para saber qual a reputação que o profissional construiu no mercado.
9 - "Todos querem tomar meu lugar e não posso confiar nem na moça que serve o cafezinho". Quando um profissional chega a esse estágio, existem três alternativas: ou ele procura uma nova colocação no mercado; torna-se foco de conflitos que comprometem o clima organizacional ou, ainda, é um candidato a ter um enfarto ou a provocar um ataque cardíaco no colega ao lado. Caso a pessoa sinta-se perseguida no ambiente de trabalho, é preciso que tenha a atitude de conversar com seu gestor ou o final pode gerar sérios problemas tanto individuais quanto para a coletividade.
10 - "Não sei de deveria contar, mas fiquei sabendo de uma novidade!!!". Há pessoas que além de estimularem a circulação de boatos dentro da equipe, não perde a oportunidade de acrescentar uma exagerada dose de dramaticidade. Quem usa o seu tempo para "observar" o colega, esquece que os ponteiros do relógio não param e que a sua própria vida também passa rapidamente e com ela, boas oportunidades que não mais baterão à porta.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
DILMA E A DITADURA MILITAR
CUIDADO PRA NÃO MACHUCAR-SE
terça-feira, 27 de setembro de 2011
O NOBEL DA EDUCAÇÃO
segunda-feira, 19 de setembro de 2011
RESULTADO DO 3º SIMULADO - JBC
quinta-feira, 15 de setembro de 2011
A CULPA É DO PROFESSOR
quinta-feira, 1 de setembro de 2011
UMA EQUIPE DE VERDADE
10 indicadores de uma equipe de valor
Por Patrícia Bispo para o RH.com.br
Infelizmente, há ainda quem conceba a ideia de que um grupo de funcionários reunidos em uma mesma sala ou setor é sinônimo de que a empresa conta com um time. No primeiro caso, as pessoas estão apenas agrupadas, próximas em virtude de um espaço físico e delimitado, para que realizem suas atividades laborais. No outro, uma equipe ou time evidencia-se pela presença da união, da sintonia, da camaradagem e, por sua vez, seus membros não necessitam estar perto fisicamente para que seja evidenciado o chamado espírito de equipe. Confira abaixo alguns indicadores de que um verdadeiro time.
1 - O clima organizacional é visivelmente saudável e não precisa ser monitorado a todo o momento pelo gestor, como se uma "bomba relógio" estivesse prestes a explodir.
2 - No dia a dia corporativo o estresse sempre estará presente. No entanto, quando uma equipe de valor forma-se, os fatores estressantes diminuem e perdem forma, uma vez que como cada uma faz parte do "todo" os momentos mais tensos são compartilhados e a ajuda sempre aparece para que os desafios sejam superados.
3 - Respeito à diversidade. Em uma equipe não existe espaço para preconceitos em relação a sexo, cor, raça, religião, idade ou qualquer outra característica dos seus membros. O que conta é o profissional que está na empresa para somar, agregar valor não apenas ao negócio, mas também aos colegas de trabalho.
4 - Consideração à personalidade de cada indivíduo. No ambiente organizacional cada indivíduo deve mostrar profissionalismo, no entanto isso não significa que ele tenha que reprimir sua personalidade. Enquanto há aqueles que gostam, por exemplo, de conversar durante o almoço, existem outras pessoas que optam por fazer sua refeição lendo um bom livro.
5 - A oportunidade para apresentar ideias, sugestões sem receio de ser criticado pela liderança ou demais colegas, é realidade na rotina de uma equipe. Quando um time se forma, as pessoas não se sentem podadas e tampouco têm receio de apresentarem suas contribuições.
6 - Acesso ao gestor quando qualquer colaborador sentir a necessidade de conversar sobre o desempenho pessoal ou coletivo é outra característica evidenciada no dia a dia de uma equipe. É bom ressaltar que muitas vezes, um profissional deixa de agregar valor e se isola, porque lhe falta oportunidade de receber um feedback. Mesmo que todos o considerem um talento, todo colaborador precisa saber se está ou não atendendo as expectativas da organização. Isso permitirá que seu desenvolvimento ocorra de forma planejada.
7 - Em uma equipe a liderança não é vista como uma personagem intocável ou merecedora de medo. O líder conquista o respeito e nunca tenta impô-lo aos liderados. Vale aqui uma ressalva: quem deseja ser líder também deve estar pronto a receber feedback da própria equipe, pois são os liderados que convivem com ele diariamente e poderão ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar, principalmente, competências comportamentais.
8 - Se um colega apresenta dificuldades em alguma determinada atividade, existe a presença do espírito de camaradagem e a troca de ideias, de informações entre os profissionais ocorre naturalmente, tornando a assimilação muito mais fácil e agradável.
9 - Compartilhamento de conhecimento entre as pessoas é uma constante. Aqui, diga-se de passagem, não apenas as informações que são encontradas em livros, sites ou revistas especializadas, mas também o conhecimento que cada pessoa adquire a partir das suas experiências de vida.
10 - Numa equipe existe a consciência de que a conquista é sempre coletiva, pois todos os profissionais estão interligados em suas atividades. Todos são importantes para a sobrevivência da empresa, desde a moça que serve o cafezinho até o diretor que toma as decisões estratégicas.
www.rh.com.br
Palavras-chave: | equipe | produtividade |
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
PORNOCRACIA
O Cisma Papal
]40 anos (1377-1417) durante os quais houve, simultaneamente, dois papas, um em Roma e outro em Avinhão, cada qual a se dizer "vigário de Cristo" e a proferir anátemas e maldições um ao outro.Urbano VI, 1378-89, sob o qual a sede pontifícia foi restabeleci da em Roma. Bonifácio IX, 1389-1404. Inocêncio VII, 1404-6. Gregório XII, 1 406-9 Alexandre V, 1409-10. . João XXIII, 1410-15, chamado, por alguns, o mais depravado criminoso que já se sentou no trono papal; réu de quase todos os crimes; quando era cardeal, em Bolonha, duzentas jovens, freiras e senhoras casadas caíram vítimas de seus galanteios; como papa, violou freiras e donzelas, viveu em adultério com a mulher de seu irmão; foi réu de sodomia e outros vícios inomináveis; comprou o cargo pontifício; vendeu cardinalatos a filhos de famílias ricas; negou, abertamente, a vida futura. Martinho V, 1417-31, com quem foi sanado o cisma papal, mas este foi considerado na Europa um escândalo, levando o papado a sofrer irreparável perda de prestígio. Eugênio IV, 1431-47.
*AVINHÃO:Avinhão (em francês Avignon) é uma cidade do sul de França que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica. Está situada na margem esquerda do rio Ródano, no departamento de Vaucluse, a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. Têm cerca de 95 000 habitantes.
Prof. Valdeci Ribeiro leciona História em Porto Velho.
quinta-feira, 18 de agosto de 2011
TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
O que andam servindo nas Cantinas das Escolas
quarta-feira, 10 de agosto de 2011
HISTÓRIAS ÍNTIMAS: história do Brasil contada de um jeito prazeroso
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
BRASIL CORRUPTO: QUEM O CORROMPE?
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
Você sabe dar Feedback?
* Prof. Valdeci Ribeiro
segunda-feira, 18 de julho de 2011
ESCOLAS: Sepulcros caiados
sexta-feira, 8 de julho de 2011
O FRACASSO DO PAC EM RONDÔNIA
NEM PASSOU PRA LAVAR AS MÃOS NAS ÁGUAS DO PROGRAMA QUE PROMETIA AGUA ENCANADA PARA TODA POPULAÇÃO DE PORTO VELHO!!!!!
Tirando a assinatura da PEC da Transposição, a visita da Dilma foi uma verdadeira palhaçada para o povo de Rondônia, pelo menos ela poderia ter visitado as obras do Governo passado (OBRAS FARAONICAS).
Por que os Deputados de Rondônia não levaram a Presidenta para um passeio em nossos viadutos...
Poderia saber para onde foi o dinheiro público destinado a construção destas obras porcas, que transformou a cidade de Porto Velho num CAOS.
É uma vergonha para os comerciantes daquela área que teem seus comercios prejudicados com a falta de visibilidade e sem um acesso descente.
A agua encanada foi uma bandeira levantada e dirigida pelo clã SENA em Rondônia, cavucaram a cidade toda, e água que é bom, só a do madeira!!!!!
DILMA VOLTA PRA RONDÔNIA, PRA ANDAR NOS VIADUTOS!!!!!!!!
CONVIDA A TURMA DA PETEZADA!!!!!!
quinta-feira, 30 de junho de 2011
POBREZA
terça-feira, 28 de junho de 2011
HISTÓRIA DE RONDÔNIA: In Foco
domingo, 19 de junho de 2011
Porto Velho e a Madeira Mamoré
sábado, 4 de junho de 2011
PALESTRA NO JBC
O site para saber mais sobre Anisio Gorayeb é www.gentedeopiniao.com.br
amplexus,
Valdeci
quinta-feira, 12 de maio de 2011
ESCOLA PÚBLICA : CAOS!!!!!
sexta-feira, 6 de maio de 2011
Qual é o seu limite?
Caros amigos deste blog. Qual é o seu limite? Quais os obstáculos que se apresentam em seu caminho? Você é que faz o seu destino, você que estipula seus limites, os obstáculos, esses existem, mas nunca são intrasponíveis, tudo depende de sua motivação pessoal, de seu otimismo em relação à vida!
Em qualquer meio que estamos inseridos, precisamos ser capazes de superar as dificuldades, as deficiências e os contratempos. O que lhe motiva?
Já dizia a canção, "que sabe faz a hora não espera acontecer", assim é a felicidade e o sucesso, enquanto muitos esperam, outros buscam! tenha em mente que você é senhor e senhora do seu destino!
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona em Porto Velho-RO
O que lhe tem
terça-feira, 26 de abril de 2011
ISLAMISMO
http://www.islambr.com.br/
http://www.ziad.hpg.ig.com.br/
http://www.wamy.org.br/
http://www.islam.org.br/
http://www.sbmrj.org.br/
sexta-feira, 15 de abril de 2011
VOCÊ CONHECE UM WOKERLOVER?
sábado, 2 de abril de 2011
SER POLÊMICO, EIS A QUESTÃO
sexta-feira, 18 de março de 2011
USINAS E O CAOS EM RONDÔNIA
quarta-feira, 16 de março de 2011
QUEM TEM BOCA VAI A ROMA?
sábado, 5 de março de 2011
PARODIA PARA AULA DE HISTÓRIA
quinta-feira, 3 de março de 2011
O LEGADO DEIXADO PELOS GREGOS
quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011
O CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO
sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011
PORRADA NO BUSÃO
quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011
PT: AS LAMBANÇAS DA PETEZADA
terça-feira, 8 de fevereiro de 2011
A ARTE DE ENSINAR
quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011
CONFÚCIO MOURA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NA EDUCAÇÃO DE RONDONIA
sábado, 29 de janeiro de 2011
PORTO VELHO: QUERO UM GUIA TURISTICO
terça-feira, 25 de janeiro de 2011
O QUE MUDARÁ NA EDUCAÇÃO DE RONDÔNIA
quarta-feira, 19 de janeiro de 2011
O PODER DA SOCIALIZAÇÃO
* DE VOLTA ( nosso primeiro texto 2011)