quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A CULPA É DO PROFESSOR




"Os pais sempre acham que a escola dos seus filhos é melhor do que elas verdadeiramente são"




*Valdeci Ribeiro







Em um Blog Politico aqui no Estado de Rondônia , vi que seu editor achou o culpado pelo baixo desempenho no ENEM das Escolas Públicas do nosso Estado. De quem é a culpa ? Será dos politicos que não controlam os altos investimentos na educação, das politicas educacionais voltadas para um melhor desempenho e rendimento da aprendizagem.


A politica educacional do atual governo, voltada à inclusão e ao desenvolvimento social, considera a necesseidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e de garantir padrões de qualidade social ao ensino público brasileiro.


Infelizmente esses padrões de qualidade não ficam bem claros quando o assunto é investimento no profissional da educação. O professor ainda tem sua importância na sala de aula, e funciona como ferramenta essencial no desenvolvimento do processo aprendizagem.


O Brasil no entanto ainda não acordou ou não quer acordar,porque qualquer um sabe que o ápice da educação nos estados vai ser alcançado com a valorização do professor.


E isso não é balela, nem papo de sindicalista, porque é somente analisar a questão da Inglaterra que tinha na figura do professor num ranking das profissões mais desejadas pelos jovens: a de professor ficava na 95ª posição. Com a "valorização" digo em melhorias salariais e treinamentos para os mestres, a profissão hoje, pulou da 95ª para o 5º lugar entre as profissões mais desejadas na Inglaterra.


É a questão do status social, nos dias atuais as pessoas buscam por profissões que lhe darão status na sociedade. Se os politicos brasileiros acordarem verão, que poderíamos dar um salto grandioso na questão da qualidade, na produção de conhecimentos, no aumento de cientistas para o desenvolvimento de novas tecnologias.


O que vemos na verdade na maioria das escolas é o total abandono tanto por parte do poder publico, quanto dos pais que acreditam que o unico responsável pela educação dos jovens: é a escola. Na maioria das reuniões de pais, são contados os gatos pingados que aparecem para saber o verdadeiro histórico dos filhos. Falo histórico num sentido mais amplo, das notas, do comportamento e da frequencia.


Mas, para que se preocupar familia e estado com essa situação, se já escolhemos nosso bode expiatório, para jogarmos todas as nossas culpas e fracassos. Está encerrada a sessão: PROFESSOR CULPADO!!!!!



* Leciona História Geral e Regional, Sociologia e Filosofia em Porto Velho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário