segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que andam servindo nas Cantinas das Escolas



Esse assunto por algum tempo andou rondando os meios dos bate-papos de técnicos educacionais, pais de alunos e gestores escolares sobre o que se deveria servir nas cantinas de nossas escolas por todo país.

Todo mundo tá careca de saber que a alimentação dos jovens tem que ter de tudo. Frutas, Saladas, Carnes de todos os tipos, Carboidratos (pães, massas e arroz) e mesmo alguns doces mas sem exageros.

É só ir por ai e ver que nossa juventude esta acima do peso, barriguda e sem disposição para a prática de esportes. Síndrome do Fast Food, espalhada por todos os cantos do Brasil, principalmente dentro das escolas e das Universidades brasileiras.

Não venho aqui para pregar dietas milagrosas/hipocritas, o que deve ser evitado realmente são os produtos industrializados (muito populares entre jovens e adolescentes), que sempre vem em maior quantidade do que deveriam.

Também é fundamental que os adolescentes pratiquem alguma atividade física e bebam muito líquidos (NÃO REFRIGERANTES), digo AGUA, aí sim podemos abusar.

Entretanto nossas autoridades não estão preocupadas com a saúde de nossos jovens, que atolam-se em comidinhas rápidas, se empapuçando em saltenhas, esfiras, quibes e outros tipos de sanduiches que são servidas dentro de nossas escolas.

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL = Não encontramos dentro das mesmas!

Precisamos urgentemente rever nossos valores, e decidir de que forma serão servidas as refeições dentro de nossas escolas ou então o resultado será catastrofico: crianças sonolentas, sem motivação, sem rendimento escolar e com excesso de peso.



Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral e Regional em Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário