sábado, 27 de março de 2010

ESCOLA CIDADÃ

O que as crianças e adolescentes devem aprender nas escolas? Certamente noções de português, matematica, ciências, entre outros, ajudarão nossos filhos e filhas a escolher uma profissão e a se tornar membros produtivos da sociedade.
No entanto, uma civilização não é feita apenas por profissionais de sucesso, mas é construida a partir de cidadãos. E cidadania também pode ser ensinada e aprendida na escola. Para isso é preciso desenvolver uma visão mais ampla do processo educacional e diversificar o currílo de disciplinas.
Uma das noções mais básicas de cidadania é de que as pessoas que moram em uma mesma comunidade dependem uma das outras. Outro fator importante é o desenvolvimento de valores, como o ESFORÇO PESSOAL, A HONESTIDADE, A VALORIZAÇÃO DA VIDA, RESPEITO AOS IDOSOS, AS MULHERES, ETC...
Tudo bem, que muitas dessas coisas devem ser ensinadas pelos pais, mas com um pouquinho de criatividade as escolas podem ajudar, para não sermos simples TRANSMISSORES DE DECOREBAS. Fazer o aluno sentir-se como agente de mudanças dentro da escola, criando mecanismos de transformação do espaço escolar, quem sabe criando uma nova disciplina, paralela, somente para alunos com idéias criativas, ou quem sabe implantar dentro das escolas um serviço de "MONITORES" onde o aluno sentisse na pele a responsabilidade de conservação do meio ambiente escolar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário