domingo, 12 de julho de 2009

PROJETO DE CARREIRA: Você tem um?

Nesta era da globalização, marcada por demasiada competitividade, mudanças e incertezas, torna-se imprescindível que cada pessoa elabore e mantenha sempre atualizado o seu projeto de carreira. O projeto de carreira contribuirá para que o profissional não apenas sobreviva neste mercado altamente competitivo, mas que ele alcance desenvolvimento e crescimento em suas atividades. Dessa forma, garantirá sua empregabilidade, impedindo-o de correr o risco não só da estagnação, mas também de ser pisoteado no mercado, evitando a sua expulsão.
O maior responsável pela elaboração do projeto de carreira é o profissional. Ninguém fará isso por você. Apenas você saberá quais são os seus anseios, as suas necessidades, os seus objetivos, os seus desejos e aonde quer chegar.
O projeto de carreira deverá ser elaborado com muita atenção, pois será o seu plano de vida profissional. Por isso, é indispensável que você faça uma verdadeira auto-análise - que é uma ferramenta valiosa para o seu autoconhecimento.
A elaboração de um projeto de carreira implica a relação de pensar e repensar o passado, o presente, bem como o futuro de forma cautelosa. É o exercício de refletir quanto ao profissional que você é, e aquele que deseja ser. É preciso que você coloque no papel quais são as suas metas, as suas habilidades, as suas competências, as suas atitudes, os seus comportamentos e os seus conhecimentos.
É necessário, também, reconhecer quais são seus pontos fracos e fortes, quais estratégias traçar para transformar sua fraqueza em força, e melhorar. Enfim, quais medidas tomar para investir em você, quando, como e onde. Para facilitar, trace um cronograma. No projeto de carreira deve ficar claro quais providências cabíveis tomar para que você concretize seu plano e alcance o retorno esperado.
Ter bom senso, ser flexível e realista é de fundamental importância quando da elaboração de um projeto de carreira. No entanto, vale lembrar que, toda e qualquer pessoa deve sonhar, pois, o sonho irá impulsioná-lo à ação.
É de suma importância ressaltar que este projeto de carreira é um roteiro que irá contribuir e muito para o seu desenvolvimento e o crescimento profissional, uma vez que terá suas metas escritas de forma clara e definida. Portanto, ele deverá ser monitorado sistematicamente, reformulado e atualizado. O trabalhador deverá ficar sempre atento quanto às atividades almejadas e persegui-las sempre, para assim, obter êxito quanto às ações traçadas.
Lembre-se sempre de que o projeto de carreira terá a sua "cara"; logo, além de anseios, desejos, metas e objetivos, estarão relacionados, ao mesmo, seus princípios e valores, bem como sua conduta ética. É imprescindível ter em mente que comportamento e atitude são cruciais em sua profissão, uma vez que podem influenciar de forma negativa ou positiva na mesma, e isto merece atenção especial.
Torna-se necessário repensar sobre suas atitudes, além dos seus comportamentos, realizando a reeducação, para evitar futuros dissabores, o que poderá comprometer todo o seu planejamento.
Talvez, ao final de seu plano, você até se surpreenda como, por exemplo, chegue a concluir que, para alcançar o que espera, deverá migrar de um departamento para outro, mudar de cargo ou até trocar de organização. E então, torna-se necessário fazer o seu currículo e enviá-lo às empresas-alvo, para assim, viabilizar a concretização de seu projeto.
É importante salientar que é através do projeto de carreira que o ser humano enxergará as oportunidades e que este é de grande valia, pois, além de contribuir na reestruturação da vida profissional, impulsionando-a para melhor, contribuirá também para que esta pessoa faça o diferencial no mercado.
Vale ressaltar que o seu caminho e a forma de caminhar é sempre você quem define. Portanto, saber aonde quer chegar e como fazer para alcançar o resultado esperado é de fundamental importância para qualquer profissional que hoje se encontra neste mercado globalizado e competitivo.
É necessário conscientizar-se que a carreira é o seu maior bem e que o maior interessado nela é você mesmo. Sendo assim, cuidar de sua carreira passa a ser mais do que uma obrigação, passa a ser um dever; e esta responsabilidade é inteiramente sua.

Professor Valdeci Ribeiro leciona na Escola João Bento da Costa

17 comentários:

  1. AGIR e ACREDITAR!!!!! são as palavras chaves para um projeto de carreira bem sucedido.adorei o texto.

    ResponderExcluir
  2. Agir e Acreditar!!!! e quem sabe um bocado de sorte... tem muita gente pensando que vai ganhar muito dinheiro logo ao sair da faculdade...
    O projeto de vida é essencial!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Camille ruhama N° 31 2° ano 419 de julho de 2009 13:36

    Nós somos obrigados a conciêntizar de que temos que tomar iniciativa de nos auto avaliar, buscar o que temos de melhor e investir nos nossos talentos, pois o nosso futuro é influênciado por nos mesmo.
    Portanto devemos definir metas em nossas vidas, para seguir e alcançar nosso objetivos, pois nossa vida profissional dependo de uma boa elaboração de projeto de carreira.
    O projeto de carreira da sua vida é uma responsabilidade completamente sua. Tem que saber o que voçe realmente quer para sua vida, é nessecario abrir os olhos para o futuro da sua carreira, pois o maior beneficiado será voçe mesmo.

    ResponderExcluir
  4. william carlos nº27 2º4 manha20 de julho de 2009 16:13

    Bom acredito que, cada um tem um projeto de carreira, mas é o que essa pessoa fará para alcançar esse objetivo, é necessario q a pessoa lute por eles e não ficar esperandu que ele chegue ate voçê, nada na vida vem de graça ou fácil, tudo tem que merecer.
    Portanto os jovens estao sendo anparado pelos pais, e poucos sabem dessa responsabilidade que terão, aproveitam essa adolescencia pra brincar, bagunçar e não dão valor a os estudos, esses terão a maior dificuldade de alcançar esse objetivo.
    O projeto de carraira deve-se levar a sério, por que é a partir desse estudo que teremos chance de competir no mercado de trabalho.

    ResponderExcluir
  5. Todos nos temos um projeteto de carreira para nossa vida, basta focar-mos nele e coloca-los em pratica,para que nos possamos alcansar nossos objetivos e realizar nossos sonhos.
    Com isso vem a responsabilidade de que temos um objetivo para alcansa.o mercado de tralho esta muito competitivo para isso precisamos de um bom curriculo que um é a nossa entrada para o trabalho.

    jessica paganotti de oliveira
    nº32 2º4

    ResponderExcluir
  6. radilson n° 28 1° 2020 de julho de 2009 19:55

    temos que batalha pra aucançar um futuro bom,pra ter um trabalho diguino,e ser respeitado no trabalho e na rua.
    Portanto devemos definir metas em nossas vidas, para seguir e alcançar nosso objetivos, pois nossa vida profissional dependo de uma boa elaboração de projeto de carreira.
    O projeto de carreira da sua vida é uma responsabilidade completamente sua. Tem que saber o que voçe realmente quer para sua vida, é nessecario abrir os olhos para o futuro da sua carreira, pois o maior beneficiado será voçe mesmo.

    ResponderExcluir
  7. janaina N'14 2ano 4

    Nós temos obrigações a si conciêntiza de que temos que tomar iniciativa para o nosso futuro e bucar o que temos de melhor e investir no nossos talentos.
    OP projeto de carreira e uma responabilidade sa, porque você tem quer saber o que você quer para ua vida.

    ResponderExcluir
  8. Thales Christian Ramos nº30 2º0320 de julho de 2009 22:46

    todas as pessoas, ao amadurecerem, têm o anseio de se realizarem na vida profissional. para tanto, é necessário que haja a certeza da pessoa, de que aquilo que ela quer para sustentá-la, seja a fonte de prazer pessoal e profissional. é preciso um plano de carreira, a escolha do que é necessário para se chegar a um bom "posto" no trabalho, e quais caminhos poderá seguir para alcançá-lo.quais barreiras chegará a enfrentar e como vai enfrentar. pensar nas possíveis soluções dos problemas que surgirem ao longo da jornada, e acima de tudo ser otimista, insistente naquilo que anseia, pois o sucesso profissional é o fruto de um bomplanejamento, e muito esforço.

    ResponderExcluir
  9. Jedaias Freitas Sena - nº29 - 2º03


    A dura realidade deste mundo tão competitivo é que ninguém em empresa nenhuma esta lá para cuidar de sua carreira. O que as organizações modernas e boas fazem é dar condições para que seu projeto se realize,Eu sei que fazer a auto-análise não é fácil. Tendemos a ser muito mais exigentes conosco do que com os outros, mas é muito importante que você, ao terminar a auto-análise, mostre-a a um colega de trabalho para testar sua sensibilidade. Mostre-a também a uma pessoa do seu relacionamento pessoal, fora do ambiente de trabalho. Você poderá ter surpresas do tipo ser reconhecidamente competente nas relações com pessoas no ambiente social e não ser assim reconhecido no ambiente de trabalho. Pode ser que atitudes e comportamentos que você está tendo no ambiente de trabalho não estejam sendo percebidos da forma como você gostaria. ;]

    ResponderExcluir
  10. Thais de ALmeida N°31 1°ano5

    Projeto de vida e algo que toda pessoa deve ter, pois he através dele que nois iremos seguir um rumo em nossa vida, tem pessoas que pensa que ser rico e tudo, mais não he, porque se você não se sentir realizado você nunca vai saber o que seu esforço valeu apena que você fez por onde.
    Eu era uma das que não tinha nenhum projeto de vida, eu nem sabia o que realmente eu queria pro meu futuro, eu vim começa a ter um projeto de vida depois de um curso de LIBRAS que eu fiz foi La que eu vi o que eu quero pra mim daqui pra frente. Sabe e tão com quando nois se sentimos realizados com o que ta mos fazendo. Tem pessoas que falam: Há pra que eu vo pensar nisso agora se eu ainda nem terminei o ensino médio. Mas não he bem assim você deve ter seu projeto de vida der na de agora pra depois não chora o leite derramado.

    Adorei o texto e acho que ele vai ajudar muitas pessoas a ter uma noção de como e bom der na de já i tendo seu PROJETO DE VIDA.

    ResponderExcluir
  11. Lisia Bruna Gomes Maciel
    Bom todos nos devemos ter projetos na vida não só de carreira mais também de estrutura familiar por que um filho fora do planejamento pode acabar com a carreira de trabalho que quer se ter, nós devemos escolher a carreira que mais nos agrada de bom salário.
    Não devemos ir pelo dinheiro que o trabalho possa nós dar por que vamos ser infelizes no que estamos fazendo, um projeto de carreira deve se fazer com calma, pensar bem por que vamos estar escolhendo esse projeto pra nossa vida.

    ResponderExcluir
  12. Larissa Tainá Nº 16 2º"4"21 de julho de 2009 14:35

    O plano de carreira, são sonhos que pessoa almeja alcançar no mercado de trabalho, se a pessoa tem grandes planos ela irá superar seus limites e barreiras pra conseguir alcança-los,e se a pessoa não tem um plano de carreira não consegue chegar a lugar algum pois não terão alvos a serem alacançados, os jovens que tem planos de carreiras grandes, deve analisar o seu comportamento e se comportar segundo a profissão que irá escolher, para ter uma carreira bem sucedida.

    ResponderExcluir
  13. O Projeto de carreira é de extrema necessariedade, devido o fato que se algum indivíduo quer se destacar em sua área profissional ele deve ser criativo e dedicado ao mesmo.
    Ouve-se muito que ofertas de emprego vêm surgindo em determinadas cidades tais como em Porto Velho, porém será que estes novos funcionarios estão entrando nestas empresas com projetos , de se tornarem os melhores e de se aperfeiçoarem cada vez mais, acredita-se que não , estes novos empregados não possuem grandes sonhos ném tem ousadia de crescerem.Fato que não deveria Ocorrer , pois o sucesso da carreira profissional depende sempre de um projeto vida,assim como o Advogado defende uma tese com garra , devemos ter esta garra e acreditar que o sonho de nos tornamos grandes profissionais pode sim ocorrer,basta persistência e acreditar que você sempre poderá vencer em seus objetivos.


    Aluna Joice Gonçalves Da Costa N°32 2°3

    ResponderExcluir
  14. Ágatha Alecrim n°02 1°ano-12

    O projeto de carreira é indispensavel na vida profissional de uma pessoa que pretende competir no mercado de trabalho,porque vivemos em um tempo de globalização,ou seja,onde muitas mudanças estão acontecendo,encluindo a competitividade no mercado de trabalho e é onde existe a maior preocupação resultando nas concorrencias de cargos profissinais,por esses e outros motivos é que o projeto de carreira é necessário,sendo um plano de vida profissional de grande importância pra quem deseja ter um futuro desenvolvido alcançando todos os seus objetivos.

    ResponderExcluir
  15. joao vitor nº20 1ºano 1224 de julho de 2009 10:42

    O projeto de carreira e algo que todos devem ter,manter atualizado,para que consiga alcançar um desenvolvimento nessa competição,se você não buscar isso na sua vida,mas ninguém vai.No plano de carreira tem que saber quais estratégias serão usadas para aplicar para que se fortaleça e para que fique duro na queda,e também para que seje impulsionado ter coragem e agir ter ação,sonhe,o portanto o plano de carreira deve se monitorado e atualizado pois e ele que vai ajudar no desenvolvimento de sua carreira.

    ResponderExcluir
  16. jonhilton castro 2ºano 6

    O projeto de carreira: todos nos devemos criar metas em nossas vidas, se quizermos ser um brilhante profissional.
    Temos capacidade para ganhar na vida , basta lutar e seguir metas , que futuramente seremos otimos profissionais nesse mundo de hoje. Que é muito competitivo .

    ResponderExcluir