sexta-feira, 10 de julho de 2009

Pensando Sociologia

* A SOCIOLOGIA teve como pioneiro August Comtê, francês que com sua teoria positivista (importância do capital para o crescimento do conhecimento), que foi uma reação das teorias socialistas. Recomendou que em qualquer área de estudo deveria ter a busca da TEORIA CIENTÍFICA, mas que deveria ter uma NEUTRALIDADE TOTAL, ou seja, não deixar que suas emoções influenciassem a pesquisa científica em si. Segundo Lakatos, Comtê não foi totalmente neutro.

DURKEIM

Para Durkeim o desenvolvimento da sociologia como ciência, independente das demais ciências sociais. Durkeim definiu objetos de estudos e metodologias. Durkeim fala sobre fatos sociais, consciência coletiva, solidariedade mecânica, divisão do trabalho social, estado social e método de estudo. Seguidor de Comtê, Durkeim criou o estudo da sociologia, ou seja, como, quando e onde a sociologia deve estudar.O objeito seria o fato social em si para se estudar a sociedade, ele é preciso ser visto como um objeto (coisa) sem que o sociólogo se envolva pessoalmente.

OS FATOS SOCIAIS são regras e normas.
Coercivas (impor obediência)
Exteriores ao indivíduo


CONSCIÊNCIA COLETIVA:
Ver Sentir Agir

SOLIDARIEDADE MECÂNICA:
União por semelhanças

Costumes
Tradições Religiosas

SOLIDARIEDADE ORGÂNICA
Sociedade capitalista/ industrializadas
União interdependencia

DIVISÃO DO TRABALHO
Primitivas (fator biológico: sexo e idade)
Soc Capitalista (Sociedade tem mais autonomia é conferida)J
urídico (Estado; Legislativo e executivo)
AMONA: Ausência de regras

KARL MARX
Ligado ao MATERIALISMO HISTÓRICO, sua contribuição para a sociologia que: as relações sociais provém do mode de produção. As relações sociais são relações que o homem estabelece para produção, distribuição e bens de consumo. O modo de produção são os conjuntos das relações dos produtos.

AS RELAÇÕES DAS TÉCNICAS DE PRODUÇÃO
processo de trabalho (força humana + ferramentas).

SISTEMA DE PRODUÇÃO (produção, distribuição, circulação e consumo)

DIVISÃO DO TRABALHO -> Proprietários e não proprietários das ferramentas e meio de produção.
MUDANÇA SOCIAL -> Origem no "choque" de interesses entre as forças produtivas e operáriasMarks não era sociólogo mas contribuiu muito para a sociologia, escreveu para os operários na guerra contra seus patrôes, ele esclarecia como eram as formas de trabalho. Para Marks havia apenas duas classes sociais os burgueses e os proletariados.

WEBERA sociologia é o estudo das interações sgnificativas na teia de relações sociais. Para Weber o objeto da sociologia era a compreensão da conduta social e da conduta social dos indivíduos, ou seja, a ação social. A ação social está ligada a conduta do homem perante a sociedade podendo ser pública ou não.

Durkeim fala de 4 tipos de Ação social
Tradicional; agir com base na ação de seu grupo
Emocional; agir de acordo de seus gostos
Valorizadora; agir de forma que te dê status
Racial e Objetiva; agir da forma que tem que ser

Sua contribuição para a metodologia foi a distinção do método científico X método valor do julgamento. Para Weber a neutralidade no método científico é impossivel, mas ele pode se basear na razão.

Um comentário:

  1. Esse Trabalho é Muito GRATIFICANTE para nos ajudar a cermos socias em nossa vida ajudar o proximo,e para parar com a pedofilia não basta so kerer temos que fazer acontecer tudo o que podemos até o impossivel para acabar com isso, alguem precisa nos da atenção alguem bem poderoso.

    ResponderExcluir