sexta-feira, 6 de março de 2015

AS MUDANÇAS DE VALORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

*Prof. Valdeci Ribeiro


                                      É notória as mudanças que ocorreram na educação na última década, principalmente nos últimos quatro anos. O comparativo do ensino público em relação ao ensino privado, cada dia mais se equiparam; Não tem como esconder o grande vilão que tem sido a "escola pública' para os empresários do setor educacional.
A cada ano a busca pelo ensino público tem aumentado, e os alunos da rede privada tem buscado refúgio neste setor. Poderíamos enumerar alguns fatores que levam a esta síndrome:

1º - Crise na Economia do país e a consequente aumento da inflação;
2º - Com a crise, muitas famílias buscam em conter as despesas (ainda se vê por aqui como despesa, não investimentos);
3º - Uma leve melhora na estrutura física das escolas centrais das cidades;
4º - Considerável oportunidades de ingresso ao Ensino Superior para alunos vindos das escolas públicas;
5º  - O desempenho positivo de algumas escolas públicas que se destacam no cenário nacional, como exemplo a Escola João Bento da Costa em Porto Velho.

Poderíamos enumerar aqui umas 20 razões para este fenômeno., onde na maioria das vezes a escola pública (que tem os mesmos professores que trabalham na rede privada) é olhada com desconfiança pela maioria da população.
É preciso lembrar ainda que esta mudança de comportamento da população, que tem levado ao desespero alguns donos de escolas particulares, que apontam para uma crise nos próximos anos, não tem nada a ver com investimentos na parte Humana do Sistema Educacional. Olhando para a maioria dos professores  brasileiros, sentimos uma angustia tão grande pelo descompromisso politico com esta classe tão importante para o país.
É mais fácil criar bolsas e receber alunos medíocres nas universidades(alguns semi analfabetos), pois, não conseguem interpretar um texto, do que investir no Professor. Investir de verdade, sem demagogia, com esses cursos fantas, fantasmagóricos e inúteis, Dar dignidade e condições para que nossos artesões de vidas,tenham condições de sustentar suas famílias e andar de cabeça erguida e ter orgulho e bater no peito que é Professor....
Não é o que acontece, muitos tem buscado refúgio em outras áreas. Centenas e Centenas de professores tem abandonado a sala de aula todos os anos. Por isso as Secretarias responsáveis nunca conseguem fazer a lotação de todo o quadro. Faltam professores de norte a sul do nosso país.
Portanto, se ouve alguma melhora no Ensino Público, os meritos são dos professores que mesmo recebendo menos do que qualquer funcionário público de nível superior, arregaça as mangas e dá o sangue porque ainda se alegram com o brilho nos olhos, de milhares e milhares de alunos que passam pelos mesmos e conseguem ter sucesso nas universidades, faculdades e no mercado de trabalho.
                                 É preciso que nosso país mude os valores, mude o discurso, mude as estruturas politicas, mude o mais rápido possível, antes que nossos professores mudem de profissão!!!!!


* Licenciado em História pela UNIR, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior e Acadêmico de Direito.


terça-feira, 27 de janeiro de 2015

A EVOLUÇÃO DA EDUCAÇÃO NO BRASIL:  PAÍS DAS BOLSAS

1. Ensino de matemática em 1950:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?


2. Ensino de matemática em 1970:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. 
Qual é o lucro?


3. Ensino de matemática em 1980:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?


4. Ensino de matemática em 1990:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00


5. Ensino de matemática em 2000:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00. O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?

( ) SIM ( ) NÃO


6. Ensino de matemática em 2009:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um no R$ 20,00.

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00


7. Em 2012 está sendo assim:

Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00. O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um no R$ 20,00. (Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).

( ) R$ 20,00 ( ) R$ 40,00 ( ) R$ 60,00 ( ) R$ 80,00 ( ) R$ 100,00

"Caminhante, não há caminho, o caminho se faz ao caminhar". *Caros Amigos.* *Aqui estamos. Após um longo tempo sem vir aqui, retomar nossos trabalhos. Espero que possamos trocar informações e falar muito sobre assuntos variados,  difíceis e delicados. Caminhemos!!!* *

*Sejam bem vindos.*

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

ESCOLAS SÃO SAQUEADAS EM RONDÔNIA

ONDA DE ROUBO CONTINUA NAS ESCOLAS...
                                                                                     
                                                                                       *Valdeci Ribeiro



A onda de ataques contra escolas públicas na capital chega as raias do absurdo e um novo roubo voltou acontecer na madrugada desta quinta-feira (06) em Porto Velho, quando uma escola estadual de 1º e 2º grau, Maria Carmosina, localizada no Bairro Tiradentes, setor Leste da capital, foi saqueada e teve vários objetos furtados por um grupo de marginais.
Os bandidos, segundo a polícia, subtraíram vários objetos de valores como: computadores, televisões, data show e fugiram. Vários objetos, como caixa de som, aparelhos de som, DVD e um ar-condicionado foram deixados ao lado de fora da escola, para serem levados depois, porém os bandidos acabaram não retornando. Portas, janelas e parte da rede elétrica foram danificadas.
Segundo o diretor da escola esta é a 12ª vez que o prédio é roubado, porém nesta oportunidade os marginais fizeram uma devassa. Até o momento ninguém foi preso. A ocorrência de furto foi registrada no DP da área e será investigada pela Polícia Civil‪#‎ONDAAMARELA‬



*Leciona Filosofia na Rede Pública.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

NO PAÍS DOS DIPLOMADOS ANALFABETOS

                                                                                       *Valdeci Ribeiro


O Brasil foi enganado pelos governantes eleitos, e resolvi não mais me manter calado. Irei criticar quem merece ser criticado e mostrar para aqueles que me leem os problemas dos atuais governantes que nós mesmo elegemos nas ultimas eleições. E o maior problema que vejo é na educação.
Os governantes mentiram dizendo que iriam investir em educação. Isso não aconteceu. O governo atual NÃO TEM INTERESSE EM EDUCAR. Na sua maioria, as Escolas Públicas do Estado de Rondônia não tem as mínimas condições de funcionamento. Para "caiar" ou disfarçar os problemas de décadas na educação de Rondônia, o atual Governo começou desastrosamente fazendo pinturas em escolas sem nenhuma preocupação em reformas nas estruturas dos prédios! São verdadeiros SEPULCROS CAIADOS. Depois foram criados tantos PROGRAMAS  que nossas escolas são um verdadeiro CAOS em relação ao trânsito de alunos em horário contrário das aulas, com desculpas de que isto é EDUCAÇÃO INTEGRAL... Outra grande mentira é essa RECUPERAÇÃO bimestral que na verdade não recupera ninguém, é uma verdadeira FÁBRICA de aprovações de alunos analfabetos funcionais!!!
E falta na verdade uma valorização do profissional em educação, pois os jovens de hoje não veem no papel do Professor um referencial no qual possa se espelhar e procurar mudar seus rumos construindo objetivos concretos!!!
Algumas escolas da Zona Sul de Porto Velho, funcionam sem Ar-condicionado, sem bibliotecas, sem sala de informática, nem quadra esportiva para a prática da Educação Física e outras atividades extra curriculares... E a propaganda na mídia(muita cara por sinal) mostra uma educação renovada, onde as escolas de Rondônia são um verdadeiro PARAÍSO!!!!
O que falta na verdade para os políticos de Rondônia é vergonha na cara, desde a Câmara  de Vereadores até o Legislativo Estadual... Isso pra não falar do desastroso EXECUTIVO!!!!
DIPLOMADOS ANALFABETOS:


O que esperar de mudanças nas escolas, se a maioria dos colegas da educação não tem coragem de abrir a boca, coragem de tomar partido, coragem de lutar por melhores condições de trabalho, coragem de sair numa GREVE e mostrar e conscientizar a sociedade da importância do envolvimento dos pais na luta por dias melhores na educação.
Nas eleições das escolas, parecem bobos, com medo de MUDANÇAS, verdadeiros tontos conformados ou acomodados com a falta de zelo e tratamento digno dentro das escolas.
Muitos não tem coragem de ler ou ouvir as propostas das Chapas envolvidas no Processo de Gestão Democrática nas escolas, se comportam como idiotas e aceitam ser tratados como simples ferramenta descartável, enquanto uma minoria se intitulam como "mestres", como verdadeiros "reis", e "salvadores" da educação em nosso estado!!!!!!
E cada vez vai ficando pior, professores acomodados com verdadeiro espírito  CORPORATIVISTA, batendo palmas pra governos que cada vez mais estão atolando nosso estado na lama.
Será um CÂNCER?
As vezes reflito e me pergunto, se não sou um desses "CANCER's" da educação..... que não abrem a boca e votam como cordeiros indo pro abatedouro....Não tomam partido....Não tomam posição politica.....Não fazem Greve....São verdadeiros puxa-sacos de Diretores, seja lá quem for!!!!!!!!!!!!!!!

TENHAM CORAGEM!!!!!!!!!!      ABRAM A BOCA!!!!!!!!!  ASSUMAM-SE COMO EDUCADORES!!!!!!!!!!
Talvez assim deixemos de ser um "bando" como disse um ex-governador, que professor não era classe era BANDO!!!!!!!

NOS PRÓXIMOS TEXTOS...IREMOS FALAR E COMENTAR SOBRE AS ELEIÇÕES NAS ESCOLAS!!!!!


* Leciona Filosofia na Rede Pública e Privada do Estado de Rondônia.
P.S> Não comentem como anônimos,...mostre sua cara!!!!!!

sábado, 1 de novembro de 2014

DEMONIOCRACIA

GESTÃO DEMOCRÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS
                                                                                                           *Prof. Valdeci Ribeiro


                                  Um dos pontos positivos do Governo Confúcio Moura, foi ter adotado conforme prometera na campanha politica 2010, as Eleições Diretas para Diretores das escolas públicas do nosso Estado. No primeiro ano de seu mandato os critérios para o processo eleitoral foi montado, com todas as prerrogativas de legalidade e no final do ano de 2011 foi aberto as inscrições das chapas e marcada o dia da tão esperada eleição
No entanto, o que vimos nas escolas, foi um dos piores exemplos que se podiam dar à comunidade escolar no que se refere a Democracia e Cidadania. As Chapas montadas nas escolas partiram para o tudo ou nada. As idéias e  os Planos de Gestão ficaram em segundo plano, o que valia naquele momento era procurar ofender os colegas de trabalho com todo tipo de baixarias e as piores possíveis.
Alguns grupos dentro de algumas escolas usavam de TERRORISMO psicológico dizendo aos alunos por exemplo, que se a chapa A ou B ganhasse os projetos dentro das escolas acabariam. Pobres alunos, ainda em formação,manipulados como fantoches, verdadeiros imbecilizes,intoxicados por idéias de falsos democratas. Verdadeiros Lobos em pele de cordeiro, como é o CASO de um professor/profeta/pastor que se utilizou de conversas privadas para incendiar o ódio no coração de professores, funcionários e alunos, somente para garantir seu futuro no grupo de professores que davam  aulas para alunos que almejavam entrar na faculdade,,,
Esse grupo hoje esta dividido... Diretor numa chapa...a Vice em outra...
Tomara que o verdadeiro  debate politico aconteça, senão, salve se quem puder, a esculhambação vai rolar solto até o dia 10 de dezembro.
Ainda teve escolas onde professores foram acusados de pedofilia, corrupção, improbidade administrativa, casos de homofobia, intolerância religiosa. Isso mesmo nas eleições das escolas, onde era pra se dar o exemplo: PROFESSORES FAZEM DE TUDO para chegar ou se manter no poder!!!!

Isso é uma Demoniocracia...


*Leciona Filosofia na Rede Estadual em Porto Velho.

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

PORTO VELHO: Onde os políticos brincam de Reis e o povo são os Bobos!!!!!!!
                          Passado o processo eleitoral agora podemos falar de alguns problemas gritantes de nossas cidades para que todos, inclusive os militantes partidários, vejam a real situação que se encontra nosso tão DEPENADO Estado.
Em Rondônia os Governantes tratam o povo e servidores como meros coadjuvantes, como se esquecessem ou nunca tivessem estudado, que o poder emana do povo.
A situação das Escolas Públicas desde o governo Cassol, já estavam de muito abandonadas, jogadas as traças, ao descaso com profissionais beirando a miséria. Confúcio foi eleito em 2010 como o SALVADOR DA PÁTRIA.
As escolas foram pintadas(chamo de sepulcro caiado), os uniformes das escolas ficaram UNIFORME(na sua maioria), os Programas chegaram a todo vapor (chamo de prostituição da escola), é programa pra todo lado!!!!!!!!
E o principal não foi movido uma palha...Os profissionais em educação... E pra não entrar nesse mérito de valorização que é muito polemica, quero me dirigir ao CAOS que se encontra a segurança nas escolas públicas do nosso Estado.
Até quando vamos ficar refens da marginalidade dentro das escolas?
A retirada da Segurança Privada das escolas talvez, tenha sido o maior erro do atual governo!!!!! 
Trabalhamos com MEDO.....
Será que é preciso acontecer alguma tragedia dentro das escolas para que seja tomada alguma providencia?
Poderia ficar horas escrevendo, sobre os erros na Pasta da Educação...
Mas seria em vão, quando as pessoas que são tratadas pelos governos como "bobos", votam nas eleições como verdadeiros bobos!!!!!!!!!


Prof. Valdeci, leciona Filosofia na Escola Eduardo Lima e Silva

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

VERDADE: PRA QUEM?

Reza a lenda que, certa feita, um príncipe indiano mandou chamar um grupo de cegos e os reuniu no pátio do palácio, onde se encontrava um elefante. Em seguida, conduzindo-os pela mão, foi levando, um a um, os cegos até o paquiderme para que o apalpassem, de modo que um tocava a barriga, outro o rabo, outro a orelha e outro uma das pernas.
Quando todos os cegos tinham, enfim, apalpado o animal, o príncipe ordenou que cada um explicasso aos demais cegos como era o elefante. "É gigante, como uma grande panela, mas macio", começou aquele que havia apalpado a barriga. Seu relato foi discordado pelo que havia tocado o rabo: "Se parece mais com uma vassoura!". "Nada disso", interrompeu o que tinha apalpado a orelha, afirmando que o bicho lembrava mesmo era um leque aberto. O que apalpara a perna interrompeu com uma alta gargalhada, e afirmou: "Ele é alto e rígido como um poste!" Os cegos se enroscaram em uma discussão sem fim - cada um querendo provar, através de sua própria experiência, que o outro estava errado.
A história é antiga, mas seu ponto principal ressoa forte: somos todos cegos quando se trata de relacionamentos humanos. Ao reconhecermos o mundo através dos nossos cinco sentidos, sempre teremos distorções da realidade e apenas uma visão parcial do todo, sendo sempre, de certa forma, enganados pela nossa percepção. 
O fenômeno acontece todos os dias em empresas ao redor do mundo - e o resultado é quase sempre desastroso: fofocas, desentendimentos e discórdia generalizada que desaceleram o crescimento pessoal e profissional, quando não o interrompem totalmente.

terça-feira, 8 de abril de 2014

UM NOVO SANTO PARA O BRASIL: SANTO DO PAU OCO

Papa Francisco e toda comunidade católica a quem dou meu respeito que me perdoem  mas não consigo me alegrar com a canonização de Anchieta decretada na quinta-feira pelo Papa Francisco. Enquanto a cerimônia era celebrada lá no Vaticano, aqui no Brasil os sinos das igrejas bimbalhavam festivamente, sem que as badaladas tocassem meu coração. Bem que me esforcei para compartilhar o júbilo de meus compatriotas com "o terceiro santo do Brasil". Inutilmente.
A incapacidade de participar da comunhão nacional gera um angustiante sentimento de exclusão. Já havia acontecido comigo na morte de Tancredo Neves espetacularizada pela mídia. O Brasil inteiro em prantos e eu, de olhos secos, coração endurecido. Só chorei a morte de Ulisses Guimarães, o homem que enfrentou os cães da polícia e que tinha nojo da ditadura. Mas por que não festejar o novo santo? Porque creio que ele é do pau oco. A expressão usada aqui como metáfora não pretende desrespeitar a fé de ninguém. Acontece que para alguém ser santo, precisa comprovar pelo menos dois milagres. Anchieta foi dispensado disso pelo 'poder de chave' do Papa que usou o sensus fidelis, isto é, o sentimento dos fiéis, entre os quais estão minhas nove irmãs. Porém, como a sabedoria popular já comprovou que santo de casa não faz milagre, não é por isso que ele é do pau oco. É por causa do contrabando, do que está por trás da canonização.
Santo do pau oco – nos ensina Câmara Cascudo em seu Dicionário do Folclore Brasileiro – se refere às "imagens de santos, esculpidas em madeira, que eram ocas e vinham de Portugal cheias de dinheiro falso". Essas estátuas, de diversos tamanhos, serviam também para contrabandear ouro e pedras preciosas. Sendo o poder da religião incomensurável, os fiscais não tinham coragem de abrir o santo para checar a muamba que continha. Se é assim, cabe perguntar: qual é o contrabando trazido de Roma com a canonização de Anchieta?
Devagar com o andor
É preciso abrir a imagem do novo santo para verificar o que ela esconde em seu interior. O diretor da Faculdade de Teologia da PUC/SP, padre Valeriano Costa, deu uma pista, quando definiu que a canonização "é uma grande oportunidade para a Igreja cultuar esse santo e se lembrar de alguns dos valores que pregava" (O Globo, 04/04/14). O que se está canonizando com Anchieta, portanto, é o trabalho missionário de catequização, conversão e "civilização" dos povos indígenas.
É disso que se trata. Dentro da imagem do santo, estão os valores da catequese empreendida pelos jesuítas sob os auspícios da Coroa de Portugal. Segundo o historiador Gabriel Bittencourt, autor de um livro sobre Anchieta, ele foi "um homem que soube lidar de forma diplomática com os índios, aprendeu o tupi-guarani, escreveu a primeira gramática da língua e estudou as crenças para montar peças teatrais que ajudassem os nativos a entender as lições de catecismo".
Onde vais tão apressado, periquito tangedor? Devagar com o andor, que o santo é de barro. Os meios usados por Anchieta nem sempre foram diplomáticos, como comprovam as cartas que ele escreveu, algumas delas publicadas em agosto de 1980 pelo Porantim, jornal do Conselho Indigenista Missionário (CIMI) editado, na época, em Manaus. Numa delas, Anchieta trata os Tupinambá como "inimigos carniceiros" e se rejubila por haver conseguido jogar os índios uns contra os outros nos conflitos entre portugueses e franceses: "E foi coisa maravilhosa que se achavam e encontravam a flechadas irmãos com irmãos, primos com primos, sobrinhos com tios e mais ainda dois filhos que eram cristãos e estavam do nosso lado contra seu pai que estava contra nós".
A representação dos índios no discurso de Anchieta pode ser avaliada nos versos do poema épico "De gestis Mendi de Saa", escrito em latim para elogiar o poder na pessoa do governador-geral Mem de Sá. Lá os índios são "lobos vorazes, furiosos cães e cruéis leões que nutriam o ávido ventre com carnes humanas". Estes índios "selvagens e animalescos" abandonaram Deus e precisavam ser catequizados para escaparem "das garras de Satanás".
O inquestionável trabalho de Anchieta no campo da linguística, longe de servir para reconhecer as culturas indígenas, foi usado para destruí-las. A gramática que ele fez da língua geral se tornou ferramenta eficaz para veicular valores que negavam e satanizavam as religiões locais, o pensamento, a cosmovisão e os saberes indígenas. Suas peças de teatro, de caráter pedagógico, encenadas pelos índios catequizados, classificaram como "demônios" os personagens da mitologia tupi, condenando o fumo, a medicina indígena, as malocas coletivas, o cauim e os rituais.
O santo é de barro
Se a canonização de Anchieta serve para fazer a apologia da catequese, então estamos mesmo diante de contrabando. O catolicismo guerreiro, arrogante, só admitia um caminho para Deus: o de Roma. As religiões indígenas foram desprezadas, perseguidas, extirpadas a ferro e fogo.
Outro jesuíta, o padre Antônio Vieira, defendeu a catequese como única via para transformar o "índio bárbaro", considerado tábula rasa, folha de papel em branco. O missionário era o escultor que daria feições humanas aos índios: "É uma pedra, como dizeis, o índio rude? Pois trabalhai e continuai com ele. Aplicai o cinzel um dia e outro dia; dai uma martelada e outra martelada e vereis como dessa pedra tosca e informe fazeis não só um homem senão um cristão e pode ser um santo", escreveu Vieira.
Apesar da quantidade massiva de mártires indígenas, não se tem notícias de nenhum deles declarado santo, oficialmente reconhecido pela Igreja, mas o barulho de algumas "marteladas" chegaram até os dias de hoje, com notícias sobre as violências cometidas contra os índios, cujas religiões eram consideradas como "superstições", perseguidas pela intolerância.
O resultado da catequese foi avaliado por outro jesuíta brilhante, João Daniel, que viveu 16 anos na Amazônia (1741 a 1757) e relatou suas andanças. Os castigos corporais sistemáticos e o batismo não criaram cristãos que Anchieta e Vieira queriam: "a religião ficou pouco intrinsicada no coração dos índios", com uma "fé morta no uso das cousas sagradas e na pouca reverência aos sacramentos". Segundo João Daniel, os índios gostavam muito "de medalhas, de verônicas, de escapulários, mas não era por respeito e devoção" e sim para "com eles enfeitar seus macacos e cachorrinhos, atando-lhes ao pescoço".
A muamba que vem escondida dentro do novo santo é essa: um contrabando ideológico, que faz a apologia da prática missionária de Anchieta, sem o menor senso crítico, quando o próprio CIMI, em sua 3ª Assembleia Geral realizada em Goiânia, em julho de 1979, produziu um documento final, assinado também pelos luteranos ali presentes, que diz tudo no seu primeiro parágrafo: "Reconhecendo os erros que cometemos como Igreja na nossa atuação missionária junto aos povos indígenas, pedimos perdão a eles e a Deus". O CIMI se compromete a mudar sua prática e a respeitar as religiões indígenas "que inclui assumir necessariamente os mitos e a vida religiosa através dos quais cada povo recebe a Revelação de Deus".
Anchieta é um dos responsáveis por esses erros. Foi um fiel servidor do sistema colonial, ao contrário de Bartolomé De Las Casas, o dominicano espanhol que na mesma época ousou romper com o sistema. Anchieta pode até ser santo, desde que venha sem esse contrabando. E mesmo assim jamais será santo para os índios. Canonizá-lo para reforçar essas práticas é um retrocesso, uma reafirmação daquilo que o sociólogo Anibal Quijano chama de colonialidade, que é mais profunda e duradoura do que o colonialismo. Esse santo quer reza. De mim, não terá nenhuma.