sexta-feira, 6 de março de 2015

AS MUDANÇAS DE VALORES NA EDUCAÇÃO PÚBLICA

*Prof. Valdeci Ribeiro


                                      É notória as mudanças que ocorreram na educação na última década, principalmente nos últimos quatro anos. O comparativo do ensino público em relação ao ensino privado, cada dia mais se equiparam; Não tem como esconder o grande vilão que tem sido a "escola pública' para os empresários do setor educacional.
A cada ano a busca pelo ensino público tem aumentado, e os alunos da rede privada tem buscado refúgio neste setor. Poderíamos enumerar alguns fatores que levam a esta síndrome:

1º - Crise na Economia do país e a consequente aumento da inflação;
2º - Com a crise, muitas famílias buscam em conter as despesas (ainda se vê por aqui como despesa, não investimentos);
3º - Uma leve melhora na estrutura física das escolas centrais das cidades;
4º - Considerável oportunidades de ingresso ao Ensino Superior para alunos vindos das escolas públicas;
5º  - O desempenho positivo de algumas escolas públicas que se destacam no cenário nacional, como exemplo a Escola João Bento da Costa em Porto Velho.

Poderíamos enumerar aqui umas 20 razões para este fenômeno., onde na maioria das vezes a escola pública (que tem os mesmos professores que trabalham na rede privada) é olhada com desconfiança pela maioria da população.
É preciso lembrar ainda que esta mudança de comportamento da população, que tem levado ao desespero alguns donos de escolas particulares, que apontam para uma crise nos próximos anos, não tem nada a ver com investimentos na parte Humana do Sistema Educacional. Olhando para a maioria dos professores  brasileiros, sentimos uma angustia tão grande pelo descompromisso politico com esta classe tão importante para o país.
É mais fácil criar bolsas e receber alunos medíocres nas universidades(alguns semi analfabetos), pois, não conseguem interpretar um texto, do que investir no Professor. Investir de verdade, sem demagogia, com esses cursos fantas, fantasmagóricos e inúteis, Dar dignidade e condições para que nossos artesões de vidas,tenham condições de sustentar suas famílias e andar de cabeça erguida e ter orgulho e bater no peito que é Professor....
Não é o que acontece, muitos tem buscado refúgio em outras áreas. Centenas e Centenas de professores tem abandonado a sala de aula todos os anos. Por isso as Secretarias responsáveis nunca conseguem fazer a lotação de todo o quadro. Faltam professores de norte a sul do nosso país.
Portanto, se ouve alguma melhora no Ensino Público, os meritos são dos professores que mesmo recebendo menos do que qualquer funcionário público de nível superior, arregaça as mangas e dá o sangue porque ainda se alegram com o brilho nos olhos, de milhares e milhares de alunos que passam pelos mesmos e conseguem ter sucesso nas universidades, faculdades e no mercado de trabalho.
                                 É preciso que nosso país mude os valores, mude o discurso, mude as estruturas politicas, mude o mais rápido possível, antes que nossos professores mudem de profissão!!!!!


* Licenciado em História pela UNIR, Pós Graduado em Metodologia do Ensino Superior e Acadêmico de Direito.


Nenhum comentário:

Postar um comentário