quinta-feira, 15 de setembro de 2011

A CULPA É DO PROFESSOR




"Os pais sempre acham que a escola dos seus filhos é melhor do que elas verdadeiramente são"




*Valdeci Ribeiro







Em um Blog Politico aqui no Estado de Rondônia , vi que seu editor achou o culpado pelo baixo desempenho no ENEM das Escolas Públicas do nosso Estado. De quem é a culpa ? Será dos politicos que não controlam os altos investimentos na educação, das politicas educacionais voltadas para um melhor desempenho e rendimento da aprendizagem.


A politica educacional do atual governo, voltada à inclusão e ao desenvolvimento social, considera a necesseidade de ampliar o acesso a todas as etapas da educação básica e de garantir padrões de qualidade social ao ensino público brasileiro.


Infelizmente esses padrões de qualidade não ficam bem claros quando o assunto é investimento no profissional da educação. O professor ainda tem sua importância na sala de aula, e funciona como ferramenta essencial no desenvolvimento do processo aprendizagem.


O Brasil no entanto ainda não acordou ou não quer acordar,porque qualquer um sabe que o ápice da educação nos estados vai ser alcançado com a valorização do professor.


E isso não é balela, nem papo de sindicalista, porque é somente analisar a questão da Inglaterra que tinha na figura do professor num ranking das profissões mais desejadas pelos jovens: a de professor ficava na 95ª posição. Com a "valorização" digo em melhorias salariais e treinamentos para os mestres, a profissão hoje, pulou da 95ª para o 5º lugar entre as profissões mais desejadas na Inglaterra.


É a questão do status social, nos dias atuais as pessoas buscam por profissões que lhe darão status na sociedade. Se os politicos brasileiros acordarem verão, que poderíamos dar um salto grandioso na questão da qualidade, na produção de conhecimentos, no aumento de cientistas para o desenvolvimento de novas tecnologias.


O que vemos na verdade na maioria das escolas é o total abandono tanto por parte do poder publico, quanto dos pais que acreditam que o unico responsável pela educação dos jovens: é a escola. Na maioria das reuniões de pais, são contados os gatos pingados que aparecem para saber o verdadeiro histórico dos filhos. Falo histórico num sentido mais amplo, das notas, do comportamento e da frequencia.


Mas, para que se preocupar familia e estado com essa situação, se já escolhemos nosso bode expiatório, para jogarmos todas as nossas culpas e fracassos. Está encerrada a sessão: PROFESSOR CULPADO!!!!!



* Leciona História Geral e Regional, Sociologia e Filosofia em Porto Velho.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

UMA EQUIPE DE VERDADE

10 indicadores de uma equipe de valor

Por Patrícia Bispo para o RH.com.br

Infelizmente, há ainda quem conceba a ideia de que um grupo de funcionários reunidos em uma mesma sala ou setor é sinônimo de que a empresa conta com um time. No primeiro caso, as pessoas estão apenas agrupadas, próximas em virtude de um espaço físico e delimitado, para que realizem suas atividades laborais. No outro, uma equipe ou time evidencia-se pela presença da união, da sintonia, da camaradagem e, por sua vez, seus membros não necessitam estar perto fisicamente para que seja evidenciado o chamado espírito de equipe. Confira abaixo alguns indicadores de que um verdadeiro time.


1 - O clima organizacional é visivelmente saudável e não precisa ser monitorado a todo o momento pelo gestor, como se uma "bomba relógio" estivesse prestes a explodir.

2 - No dia a dia corporativo o estresse sempre estará presente. No entanto, quando uma equipe de valor forma-se, os fatores estressantes diminuem e perdem forma, uma vez que como cada uma faz parte do "todo" os momentos mais tensos são compartilhados e a ajuda sempre aparece para que os desafios sejam superados.

3 - Respeito à diversidade. Em uma equipe não existe espaço para preconceitos em relação a sexo, cor, raça, religião, idade ou qualquer outra característica dos seus membros. O que conta é o profissional que está na empresa para somar, agregar valor não apenas ao negócio, mas também aos colegas de trabalho.

4 - Consideração à personalidade de cada indivíduo. No ambiente organizacional cada indivíduo deve mostrar profissionalismo, no entanto isso não significa que ele tenha que reprimir sua personalidade. Enquanto há aqueles que gostam, por exemplo, de conversar durante o almoço, existem outras pessoas que optam por fazer sua refeição lendo um bom livro.

5 - A oportunidade para apresentar ideias, sugestões sem receio de ser criticado pela liderança ou demais colegas, é realidade na rotina de uma equipe. Quando um time se forma, as pessoas não se sentem podadas e tampouco têm receio de apresentarem suas contribuições.

6 - Acesso ao gestor quando qualquer colaborador sentir a necessidade de conversar sobre o desempenho pessoal ou coletivo é outra característica evidenciada no dia a dia de uma equipe. É bom ressaltar que muitas vezes, um profissional deixa de agregar valor e se isola, porque lhe falta oportunidade de receber um feedback. Mesmo que todos o considerem um talento, todo colaborador precisa saber se está ou não atendendo as expectativas da organização. Isso permitirá que seu desenvolvimento ocorra de forma planejada.

7 - Em uma equipe a liderança não é vista como uma personagem intocável ou merecedora de medo. O líder conquista o respeito e nunca tenta impô-lo aos liderados. Vale aqui uma ressalva: quem deseja ser líder também deve estar pronto a receber feedback da própria equipe, pois são os liderados que convivem com ele diariamente e poderão ajudá-lo a desenvolver ou aprimorar, principalmente, competências comportamentais.

8 - Se um colega apresenta dificuldades em alguma determinada atividade, existe a presença do espírito de camaradagem e a troca de ideias, de informações entre os profissionais ocorre naturalmente, tornando a assimilação muito mais fácil e agradável.

9 - Compartilhamento de conhecimento entre as pessoas é uma constante. Aqui, diga-se de passagem, não apenas as informações que são encontradas em livros, sites ou revistas especializadas, mas também o conhecimento que cada pessoa adquire a partir das suas experiências de vida.

10 - Numa equipe existe a consciência de que a conquista é sempre coletiva, pois todos os profissionais estão interligados em suas atividades. Todos são importantes para a sobrevivência da empresa, desde a moça que serve o cafezinho até o diretor que toma as decisões estratégicas.

www.rh.com.br

Palavras-chave: | equipe | produtividade |

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

PORNOCRACIA

O PIOR PAPA DA HISTÓRIA
O Cisma Papal

]40 anos (1377-1417) durante os quais houve, simultaneamente, dois papas, um em Roma e outro em Avinhão, cada qual a se dizer "vigário de Cristo" e a proferir anátemas e maldições um ao outro.Urbano VI, 1378-89, sob o qual a sede pontifícia foi restabeleci da em Roma. Bonifácio IX, 1389-1404. Inocêncio VII, 1404-6. Gregório XII, 1 406-9 Alexandre V, 1409-10. . João XXIII, 1410-15, chamado, por alguns, o mais depravado criminoso que já se sentou no trono papal; réu de quase todos os crimes; quando era cardeal, em Bolonha, duzentas jovens, freiras e senhoras casadas caíram vítimas de seus galanteios; como papa, violou freiras e donzelas, viveu em adultério com a mulher de seu irmão; foi réu de sodomia e outros vícios inomináveis; comprou o cargo pontifício; vendeu cardinalatos a filhos de famílias ricas; negou, abertamente, a vida futura. Martinho V, 1417-31, com quem foi sanado o cisma papal, mas este foi considerado na Europa um escândalo, levando o papado a sofrer irreparável perda de prestígio. Eugênio IV, 1431-47.

*AVINHÃO:Avinhão (em francês Avignon) é uma cidade do sul de França que durante vários anos foi a residência dos Papas da Igreja Católica. Está situada na margem esquerda do rio Ródano, no departamento de Vaucluse, a cerca de 650 km a sudeste de Paris e a 80 km a noroeste de Marselha. Têm cerca de 95 000 habitantes.

Prof. Valdeci Ribeiro leciona História em Porto Velho.


quinta-feira, 18 de agosto de 2011

TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL






Na década de 1970, a crise do petróleo fez com que emergisse para o mundo algo que já vinha sendo gerado no decorrer do século XX, a 3ª Revolução Industrial, também chamada de Revolução tecnocientífica informacional.



Esta por sua vez correspondia aos avanços tecnológicos em especial da informação e dos transportes, representado por invenções como por exemplo Internet, e os aviões supersônicos. Os avanços nesses setores tornaram o mundo menor, encurtaram as distâncias e em alguns casos aniquilaram o espaço em relação ao tempo, como o que vemos com a telefonia, dentre tantos outros exemplos.



Tudo isso gerou e tem gerado transformações colossais no espaço geográfico mundial, as indústrias buscam a inovação, investem em novas tecnologias, em especial naquelas que poupem mão de obra como a robótica, o desemprego estrutural se expande. Antigas regiões industriais entram em decadência com o processo de desconcentração industrial, surgem novas regiões industriais. Surge a fábrica global, que se constitui na estratégia utilizada pelas grandes empresas internacionais de produzir se utilizando das vantagens comparativas que oferecem os variados países do mundo.



A terceirização, também torna-se algo comum, como o que ocorre com empresas de calçados como a NIKE, que não tem um único operário em linhas de produção, pois não produz apenas compra de empresas menores.Fruto também da revolução tecnocientífica informacional, surgem os chamados Técnopolos, locais, que podem ser cidades ou até mesmo bairros onde se instalam empresas de alta tecnologia como uma Microsoft, em geral associadas a instituições de pesquisa como universidades.



É o caso do Vale do Silício nos EUA, Tsukuba no Japão, e cidades como Campinas e São Carlos no Brasil.



AS MULTINACIONAIS OU TRANSNACIONAIS






A partir do final do século XlX, começam a surgir os primeiros trustes (modalidade de concentração e centralização do capital), os quais dão origem a empresas multinacionais, que correspondem aquelas que se expandem para além das fronteiras onde surgiram, algumas tornando-se verdadeiras empresas globais, como é o caso da Coca-cola.



A grande arrancada das multinacionais em direção dos países subdesenvolvidos se deu a partir do pós 2ª Guerra mundial, quando várias empresas dos EUA, Europa e Japão, passaram a se aproveitar das vantagens locacionais oferecidas por esses países.Hoje a presença de multinacionais já faz parte do cotidiano de milhões de pessoas no mundo todo, elas comandam os fluxos internacionais, e em alguns casos chegam a administrar receitas muito superiores a de vários países do mundo.As maiores multinacionais do mundo são dos EUA, seguidas de japonesas e européias.



Empresas desse tipo surgidas em países do mundo subdesenvolvido ainda são poucas, e não tão poderosas como dos primeiros.No Brasil, a chegada delas se deu, principalmente a partir do governo de JK, que abriu a economia nacional ao capital internacional proporcionando grande internacionalização da economia, por outro lado também beneficiou multinacionais como por exemplo na opção pela via rodoviarista de transportes para o Brasil, que naquele momento atraiu várias multinacionais produtoras de automóveis, mas que condenou os brasileiros a pagarem os custos mais elevados desse tipo de transporte.



Hoje a presença delas no Brasil é muito intensa e numerosa, elas sendo responsáveis por grande parte da drenagem de capitais que saem do país através das remessas de lucros.






MODELOS PRODUTIVOS( Da Segunda revolução industrial à revolução Técnico-científica).






TAYLORISMO-



- Separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos.



- Racionalização da produção.-



- Controle do tempo.



- Estabelecimento de níveis mínimos de produtividade.






FORDISMO-



Produção e consumo em massa.



Extrema especialização do trabalho.



Rígida padronização da produção.






PÓS-FORDISMO-



Estratégias de produção e consumo em escala planetária.



Valorização da pesquisa científica.



Desenvolvimento de novas tecnologias.



Flexibilização dos contratos de trabalho.









Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral e Regional em Porto Velho.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

O que andam servindo nas Cantinas das Escolas



Esse assunto por algum tempo andou rondando os meios dos bate-papos de técnicos educacionais, pais de alunos e gestores escolares sobre o que se deveria servir nas cantinas de nossas escolas por todo país.

Todo mundo tá careca de saber que a alimentação dos jovens tem que ter de tudo. Frutas, Saladas, Carnes de todos os tipos, Carboidratos (pães, massas e arroz) e mesmo alguns doces mas sem exageros.

É só ir por ai e ver que nossa juventude esta acima do peso, barriguda e sem disposição para a prática de esportes. Síndrome do Fast Food, espalhada por todos os cantos do Brasil, principalmente dentro das escolas e das Universidades brasileiras.

Não venho aqui para pregar dietas milagrosas/hipocritas, o que deve ser evitado realmente são os produtos industrializados (muito populares entre jovens e adolescentes), que sempre vem em maior quantidade do que deveriam.

Também é fundamental que os adolescentes pratiquem alguma atividade física e bebam muito líquidos (NÃO REFRIGERANTES), digo AGUA, aí sim podemos abusar.

Entretanto nossas autoridades não estão preocupadas com a saúde de nossos jovens, que atolam-se em comidinhas rápidas, se empapuçando em saltenhas, esfiras, quibes e outros tipos de sanduiches que são servidas dentro de nossas escolas.

ALIMENTAÇÃO SAUDAVEL = Não encontramos dentro das mesmas!

Precisamos urgentemente rever nossos valores, e decidir de que forma serão servidas as refeições dentro de nossas escolas ou então o resultado será catastrofico: crianças sonolentas, sem motivação, sem rendimento escolar e com excesso de peso.



Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral e Regional em Porto Velho-RO.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

HISTÓRIAS ÍNTIMAS: história do Brasil contada de um jeito prazeroso

Publicado pela Editora Planeta, a Historiadora Mary Del Priore , revela a história da sexualidade no Brasil, expondo com clareza e bom humor práticas, costumes e uso do povo brasileiro por mais de cinco séculos.

A autora demonstra em suas pesquisas, como o sexo e a concepção de privacidade e intimidade mudaram no decorrer da história, sempre sob o influxo politico, econômico e culturais. Dar pra sentir como um tema que era TABU a sexualidade passou a algo comum e um dos mais abordados na era pós-moderna.

Mary Del Priore é uma das mais renomadas historiadoras do nosso país, célebre por converter eventos históricos em saborosas narrativas.

Indico para todos que são apaixonados por história e principalmente na questão da vida privada..


INDICO.



Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral em Porto Velho-RO.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

BRASIL CORRUPTO: QUEM O CORROMPE?

A história da corrupção no Brasil é bem antiga, vem desde o tempo da colonização lusitana aqui por essa terrinha. A corrupção original se instala no âmbito politico e pode ser encontrada na maioria dos países latinos americanos.


Particularmente no Brasil, é possível constatar um desenvolvimento capitalista de forma desigual e na maioria das vezes baseado em acordos corruptíveis.


Seria o Brasil mais corrupto que outras nações mais desenvolvidas?


Países avançados investem em auditorias fiscais constantes e os profissionais são bem pagos e tem um alto grau de respeitabilidade e reconhecimento público que garante sua honestidade.


E no Brasil? O que você acha?


Então estaria dizendo que o Brasil não é corrupto? ou falta investimentos em profissionais que valorizem a moral e a ética.


No Brasil é comum atribuir a corrupção a "má indole do povo brasileiro" ou até mesmo a famosa "lei de Gerson" que se deve levar vantagem em tudo.




O que fazer então para mudar esse quadro que está no discurso do senso comum da maioria dos brasileiros: "se eles podem eu também posso". O que fazer?




Teria solução para nosso país?


segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Você sabe dar Feedback?







* Prof. Valdeci Ribeiro







No dia a dia é indispensavel que o profissional saiba o que a empresa (escola) espera dele e qual contribuição pode dar ao Ensino. É a questão da linguagem que deve ser a mesma, para obtermos o sucesso tão esperado. Segundo Içami Tiba, se a escola diz água, a família diz vinho, o aluno "diz anda".

É nesse momento que o feedback torna-se uma ferramenta fundamental aliada ao processo de ensino-aprendizagem. No entanto existem alguns fatores que podem comprometer o tão esperado feedback, confira comigo:


1º Falta de preparo de quem conduz o feedback. Há quem acredite que por ser gestor está preparado para realizar o processo e acaba "metendo os pés pelas mãos".

2º Falta de visão organização que não treina alguns professores para realizar eventos dentro da organização(escola), tudo é feito de qualquer jeito.

3º É preciso reavaliar sempre o processo, mesmo depois de uma atividade que julgamos ter sido positiva, para sempre estarmos buscando a perfeição dentro dos objetivos propostos pela equipe identificando o que precisa ser mudado.

4º Instituir o feedback também é uma prática que talvez possa não dar certo, muitas vezes a equipe não entende os objetivos do processo.

5º Achar que sabe tudo, nos coloca numa zona de conforto, e nos impede de buscar novos conhecimentos e aprimoramentos de novas competências. Ao aplicar o feedback o gestor deve tentar entender cada uma das mentalidades dos participantes do grupo.

6º Acreditar que o feedback é um puxão de orelhas é um erro gravíssimo.

7º Existem gestores que se utilizam do feedback para buscar autoafirmação como um meio de reafirmar sua autoridade perante a equipe.

8º Realizar o processo em local inadequado. Não realizar no momento certo (nunca sufoque um membro de sua equipe).


E para terminar pensar que o feedback é um processo de mão única,ou seja apenas a liderança tem direito de falar. Para a outra parte cabe apenas o direito de ficar calado, ouvindo e concordando com o que foi falado.


Fonte: Baseado no texto de Patricia Bispo (www.rh.com.br)


*Leciona História Geral , História Regional e Sociologia em Porto Velho-RO.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

ESCOLAS: Sepulcros caiados


Fazendo uma análise dos escritos do nosso Mestre maior, Jesus Cristo, quando o mesmo descia o cacete naqueles chamados "santosdo pau oco", logo me veio na cabeça a situação da educação em Rondônia. "Sepulcros caiados" é um termo utilizado na Bíblia para falar dos que tem uma aparênca bela, porém por dentro não valem nada."

A tão esperada reforma nas escolas públicas, luta pela qual alunos e professores enganjaram-se há mais de 4 anos desde o outro -governo, parece-me, que vai ficar mesmo só numa pintura mixuruca para esconder os graves problemas que nossas escolas estão padecendo.


Se algum pai tivesse idéia da maneira que se encontra as "estruturas" das escolas de nossa cidade, não colocariam seus filhos na maioria delas sob pena de sofrer um desastre de grandes dimensões.

São problemas estruturais na base de sustentação dos prédios, infiltrações, alagações em épocas de chuvas, sistema elétrico comprometido e banheiros sem as minimas condições de uso nem par o pior dos bandidos no Urso Branco.


Eu adoro a estetica da corrupção: ela é hereditária!!!!!

Adoro a etimologia da palavra ensinar: muitos nunca aprendem!

Adoro o vocabulário de defesa de governos mediocres: faz parte do jogo!

Adoro ver bandidos felizes por leis justas: pagaquem pode!


Me emociona a falsidade e a falta de compromisso com educadores de todo Brasil, são tantos casos de obecenidade/imoralidade com o erário público, que fico feliz em saber que na semana que vem, de volta ao trabalho nossas salas estarão pintadas, e não há quem diga, o governo está investindo na EDUCAÇÃO.


Outra coisa maravilhosa é a falta de memória que nosso povo tem, quem vai cobrar as promessas de campanha?


AS REFORMAS NAS ESCOLAS = pintura somente não!

A GESTÃO DEMOCRATICA= será que vamos engolir mais 4 anos de politica eleitoreira nas escolas!


sexta-feira, 8 de julho de 2011

O FRACASSO DO PAC EM RONDÔNIA

PRESIDENTA DO BRASIL NÃO PASSOU NO VIADUTO!!!!

NEM PASSOU PRA LAVAR AS MÃOS NAS ÁGUAS DO PROGRAMA QUE PROMETIA AGUA ENCANADA PARA TODA POPULAÇÃO DE PORTO VELHO!!!!!


Tirando a assinatura da PEC da Transposição, a visita da Dilma foi uma verdadeira palhaçada para o povo de Rondônia, pelo menos ela poderia ter visitado as obras do Governo passado (OBRAS FARAONICAS).

Por que os Deputados de Rondônia não levaram a Presidenta para um passeio em nossos viadutos...
Poderia saber para onde foi o dinheiro público destinado a construção destas obras porcas, que transformou a cidade de Porto Velho num CAOS.
É uma vergonha para os comerciantes daquela área que teem seus comercios prejudicados com a falta de visibilidade e sem um acesso descente.

A agua encanada foi uma bandeira levantada e dirigida pelo clã SENA em Rondônia, cavucaram a cidade toda, e água que é bom, só a do madeira!!!!!

DILMA VOLTA PRA RONDÔNIA, PRA ANDAR NOS VIADUTOS!!!!!!!!

CONVIDA A TURMA DA PETEZADA!!!!!!