sábado, 15 de agosto de 2009

A ESCOLA: Que Instituição é essa?


Historiadores e sociólogos, estadistas e politicos, de correntes diversas, têm procurado diagnosticar o mal de que sofre a sociedade moderna. Uns, com um laivo de ironia, atribuem as mazelas do corpo politico e social às dores do crescimento. O país em evolução rápida sofre os desajustes próprios do adolescentes, dizem.
Outros salientam o fator econômico, com todas s suas ramificações, como causador do mal-estar generalizado. O remédio, em sua opinião, seria uma melhor distribuição da riqueza. Outros crêem, com exagerado otimismo que com a subida do nível cultural das massas, o homem moderno será capaz de criar uma sociedade ideal.

Mas, que sociedade é essa? Que mudanças são essas que tanto almejamos? De quem é o papel das mudanças? da escola? da familia? da igreja? Ou temos esperança nas mudanças de relação de poder?

Acreditamos na eficácia e urgência de uma campanha de "rearmamento moral", onde o jovem acredite no seu potencial quanto cidadão, na sua importancia como agente e construtor da história.


Não precisamos esperar pelas mudanças vindas lá de cima, nossa sociedade, os legisladores e executores da lei, corromperam-se!! Nossa sociedade é hipocrita!

Nossos jovens precisam acreditar que é através da escola que construimos nossos ideiais, então por que esperar tanto?

Sonhando com possibilidades de um futuro que ainda não chegou, muitos deixam escoar inaproveitado o instante presente, que é o único que nos pertence. Enquanto os visionários vivem num futuro quimérico, os saudosistas perdem-se nas brumas de um passado do qual resta apenas a memória. Somente os que convertem momento presente em obras duradouras, porém, é que terão realmente vivido. Os demais apenas sonharam.

"Juventude significa a predominância da coragem sobre a timidez no caráter, do amor da
sobre o amor da aventura sobre o amor da indolência. Por vezes, existe mais num ho-
mem de cinquenta do que num de vinte.
Ninguém fica velho por ter vivido um certo número de anos. Só se envelhece quando se
abandonam os ideais"

A Escola é sim, um mecanismo de mudança da sociedade. E você o que tem feito para mudar nossa realidade? Vamos nos enganjar no processo de restruturação da nossa escola? Não depende de mim! Não depende de Você!





Depende de NÓS!!!!








prof. Valdeci, leciona Sociologia.





Um comentário: