segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Qual seria a Doutrina do Obama?

 

Da Doutrina Monroe à Doutrina Bush

Doutrinas norte americanas muito influenciaram na configuração do mundo atual. Desde 1840 até os dias de hoje, uma Doutrina sempre imperou sobre nossas cabeças.
A soberania ideológica estadunidense pode ser vista e comprovada no Brasil a partir da década de 1940, com a proximidade dos governos Vargas e Roosevelt. Hoje, nos vemos reféns do medo dissipado pela "Guerra contra o terrorismo" encabeçada pelo atual governo americano. A seguir seguem as mais pertinentes Doutrinas americanas:

- Destino Manifesto: O sentimento de superioridade racial ,arraigado nos colonizadores europeus das Treze Colônias, aliado à crescente industrialização e busca por terras cultiváveis levaram norte americanos a uma "Marcha para o Oeste", realizando um massacre contra índios nativos.
Posteriormente, já no século XX, a indústria de Hollywood produziu inúmeros filmes retratando a época do expansionismo. Os filmes de faroeste, como são conhecidos, procuram legitimar o assassínio de índios, retratando sempre uma visão maniqueísta, na qual os nativos sempre são os 'bandidos', e os colonizadores os 'mocinhos'.

- Doutrina Monroe: James Monroe, em 1823, posicionou-se contra a tentativa expansionista euroéia na América. Proferiu a famosa frase: "América para os americanos". Conseqüência dessa Doutrina, foi o Corolário Polk. Esse, consistia na anexação de antigas áreas coloniais espanholas ao território norte-americano. O governo se comprometia a apoiar colonos que desejassem anexar territórios. Tais ações permitiram a incorporação do Texas e Novo México aos EUA.

- Política do Big Stick: Theodore Roosevelt, em 1904, elaborou a Política do Big Stick ('Grande Porrete'). Consistiu na cooperação entre países latino-americanos com os EUA, por meio de ações severas. Isso nos mostra a face imperialista estadunidense. Fato marcante da época foi a intervenção do governo americano na construção do Canal do Panamá.

-Doutrina Truman: No contexto da Guerra Fria, o presidente Harry Truman buscava conter o avanço comunista no Ocidente. Descende dessa doutrina o Plano Marshall - ajuda econômica dos EUA destinada à reconstrução dos países europeus no pós 2ª Guerra Mundial. Nessa fase, os EUA se consolidaram como maior potência do mundo capitalista.

- Doutrina Bush: Baseia-se na intervenção explícita contra nações que protejam ou financiem grupos ligados ao terrorismo. Movido pelos atentados de 11 de Setembro de 2001, George W. Bush encabeçou as guerras contra o Afeganistão e Iraque, acreditando que tais países são refúgios de terroristas.

- Outras Doutrinas:

-Doutrina da Boa Vizinhança (Franklin Roosevelt): No âmbito da 2ª Guerra Mundial, o governo americano estreitou relações com países que poderiam ser aliados estratégicos. Além disso, previa a manutenção do imperialismo americano, por meio de ajudas econômicas e militares a países latino-americanos.

- Política da Boa Parceria (Eisenhower) e Política das novas fronteiras (Kennedy): consistiram na manutenção da Política do Big Stick.

Nenhum comentário:

Postar um comentário