quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR: COMEMORAR O QUE?

Alguns anos atrás neste mesmo blog , já produzir um texto tratando da insatisfação de "ser" professor neste país. Para muitos "ser" professor é uma coisa que vem da alma e transcede qualquer pensamento alienatório ou até quem diga vem de "berço".
Em muitos países que se destacaram e tomaram a ponta no desenvolvimento industrial e tecnologico a questão da educação é coisa séria. Não é tratada em promessas de palaques eleitoreiros. Em uma pesquisa com alunos de ensino médio na Inglaterra, perguntaram aos jovens alguns anos atrás: QUEM QUER SER PROFESSOR?
O resultado da pesquisa colocou a "profissão" de educador na miséra 95ª posição, entre as profissões desejadas pelos futuros academicos. Isso causou um espanto entre os politicos ingleses, que viam na educação o único caminho para um futuro entre as principais potencias do mundo, com excelentes cientistas e pesquisadores.
Naquele mesmo ano, investiram na figura humana do professor, os sálarios subiram numa escala estrondoza 5 vezes mais, as condições de trabalho melhoraram e o professor ainda ganhou o chamado ano sabatino, isto é, trabalhava 6 anos e folgava no sétimo ano recebendo integralmente seus sálarios.
O que mudou na verdade na última pesquisa foi que hoje a PROFISSÃO PROFESSOR subiu naquele país para a 5ª posição das profissões mais desejadas pelos jovens ingleses. Porque o que as pessoas buscam numa profissão é o chamado "STATUS SOCIAL" e isso só vem com QUALIDADE DE VIDA, e isso só vem com um sálario digno e respeito.
No Brasil o que vemos são promessas e promessas para o tão sofrido professor brasileiro: a entrega de um TABLET no final do ano (esqueceram de falar para os mesmos, o ANO),a entrega de um NOTBOOK para ajudar nos trabalhos dos professores e por aí afora.
O governo passado pra amenizar criou o chamado PISO NACIONAL, piso só serve pra ser PISADO!!!  nada mais, enquanto as profissões mais  bem remuneradas da sociedade criam um TETO, o pobre do professor tem que se conformar com a MERDA desse piso!
O governo de Rondônia agora vem com a promessa de  PAGAR aos professores deste Estado um 14º sálario, mas, isso vai depender da avaliação feita com os alunos da rede pública do nosso querido estado. ´´E pagar pra ver!!!!!!

Enquanto isso, estou a espera de respostas que nos dê condições de comemorar o dia 15 de Outubro: O DIA DO PROFESSOR!!!!

Um comentário:

  1. Parabéns colega pelo desabafo, infelizmente, o casamento com a profissão " professor" virou ROTINA; inércia pensar em melhorias ou esperar por promessas, as quais são apenas tautológicas.
    Profª S.S.S

    ResponderExcluir