terça-feira, 10 de janeiro de 2012

PRAÇA DO CALADINHO: JOÃO ROQUE DE LIMA: DOCA

QUARTA-FEIRA, 12 DE AGOSTO DE 2009

SAGA DA FAMILIA ROQUE
JOÃO ROQUE DE LIMA “DOCA”

No dia 12 de Agosto de 2009, publicamos a história de um dos pioneiros do bairro caladinho em Porto Velho-RO, foi uma breve pesquisa que contava a trajetória desde cidadão comum, como a maioria do povo que veio para aventurar-se por estas terras.

TERÇA-FEIRA, 8 DE DEZEMBRO DE 2009

PRAÇA "JOÃO ROQUE DE LIMA" - a Praça do "DOCA"

Já no dia 08 de Dezembro de 2009, publiquei o seguinte texto, que segue na integra, no meu BLOG, digo neste blog:
Alguns meses atrás fizemos uma pequena pesquisa para levantar "migalhas" da história de uma família que veio para Rondônia na década de 40, um deles o sr. "DOCA", cearense cabra da peste chegou por aqui em meados do ano de 1943. Seu pai Joaquim Roque de Lima e dona Maria Elisa tiveram ao todo 21 filhos, dos quais ainda vivem 08, graças à Deus, todos muito bem.

E para nossa felicidade, aqui em Porto Velho, O Prefeito do Municipio sancionou o Projeto de Lei n; 2.569/2009 de 10 de Setembro de 2009, que diz:

LEI:


ART. -lº Fica denominada Praça JOÃO ROQUE DE LIMA, o logradouro Publico situado na Rua Nova Esperança, entre as Ruas TancredoNeves e Mato Grosso, Bairro Caladinho, Porto Velho-RO.

ART. -2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.



Câmara Municipal de Porto Velho-RO, 10 de Setembro de 2009.


PROJETO DE LEI VEREADOR RAMIRO NEGREIROS-PMDB



Amplexos,


Prof. Valdeci Ribeiro

ENTRETANTO, desde o dia 10 de Setembro de 2009, data que foi promulgada a Lei Municipal, que instituía o nome aquele logradouro público, como Praça João Roque de Lima - "DOCA", somente agora no dia 14 de JANEIRO DE 2012, dois anos depois, a referida praça no bairro caladinho, vai receber a merecida PLACA que homenageia o pioneiro Doca(in memorian), que fique bem claro: para corrigir um erro administrativo da Prefeitura Municipal de Porto Velho, que no mes passado, fez a "inauguração! da mesma, com a presença do Prefeito Roberto Sobrinho e alguns vereadores da Capital, mas a praça veio receber o nome de PRAÇA DO CALADINHO. Assim, corremos atrás para reverter e corrigir o equivoco administrativo. E neste dia 14-01-2012, a devida homenagem será prestada ao Sr. Doca e sua Família.

* Valdeci Ribeiro, professor e pesquisador da História Regional e Rondônia.

4 comentários:

  1. Parabéns... gostei da iniciativa!

    ResponderExcluir
  2. estou feliz por esta justa homenagem,em nomes de todos cearense que moram em Rondônia. especialmente a Família Roque

    ResponderExcluir
  3. Sou neta deles minha mãe se chamava Rosa Roque de Lima Só que de la pra cá perdi minha mãe um tio que se chamava Antonio Pacifico Roque de Lima e minha tia Edite Roque de Lima

    ResponderExcluir
  4. Minha mãe teve 14 filhos hoje somos 9 filhos Estamos organizando para ir conhecer essa praça tão importante de todos os descendentes e todos os Cearenses.

    ResponderExcluir