terça-feira, 17 de janeiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA SEMANA PEDAGÓGICA


Parece-me que esse ano em Rondônia a "SEMANA PEDAGÓGICA"  será transferida para a primeira semana de março, isto é, um mês depois do inicio das aulas. Para muitos é um debate desnecessário, tendo em vista os professores estarem sempre preparados para darem aulas!
O  que temos visto normalmente, é uma semana não muito produtiva, onde os técnicos especializados para a organização da mesma, não utilizam o "espaço" digo tempo para desenvolvimento de debates e novas técnicas ou até mesmo de palestras motivacionais entre os colegas.
Para o Governo do Estado, a desculpa foi, que muitos professores não se reapresentam durante a primeira semana de aula, assim o primeiro dia de volta às aulas: É AULA MESMO. Talvez assim peguem aqueles colegas que não encontram na semana pedagógica, algo diferente de anos e anos sem mudanças!
Mas o que significa esse conceito?
Costuma-se associar QUALIDADE ao resultado obtido pelos estudantes em exames padronizados  de desempenho, em geral de linguagem e matemática.
Trata-se sem dúvida, de uma definição parcial que, de qualquer forma, encontra defesa no importante papel que essa aprendizagem desempenha nos de outras areas acadêmicas em sua relação com o acesso ao Ensino Superior e com inserção econômica dos indivíduos.
Mas o que isso tem a ver com a nossa Semana Pedagógica?
A resposta seria outra pergunta: Como conseguir qualidade com equidade na educação pública?
Infelizmente não há consenso sobre isso nem entre os pesquisadores, professores nem entre os políticos.
Não seria a Semana Pedagógica, o inicio das discussões referentes aos alvos, objetivos e conquistas do ano anterior. Da valorização dos profissionais envolvidos nas escolas? Dos compartilhamentos em grupos?
Geralmente os governos esquecem de que a atenção dada aos estudantes, as metas , as conquistas começam com o PROFESSOR.
Assim, talvez a principal pergunta que se deva fazer em países como o Brasil é em que medida a educação serve simultaneamente aos propósitos de MELHORA DA QUALIDADE e redução da  desigualdade.
A educação pública deveria ser um instrumento de melhora social, algo que parece hoje muito distante dos países na América Latina.



Um comentário:

  1. kkkk quem disse num post q naum falaria mal do governo neste ano/???????kkkkkkk dificil o sr cumprir uma palavra heim?

    ResponderExcluir