terça-feira, 3 de agosto de 2010

CONSTRUINDO VALORES NA ESCOLA...É POSSÍVEL?


"Feito, não fomos, para viver como brutus,
mas, para buscar virtude e conhecimento"

Dante Alighieri




Trabalhar temas como construção de valores morais, sociais e politicos; não é coisa tão simples assim para se trabalhar em sala de aula. O motivo é simples cada pessoa, principalmente os adolescentes estão em fase de formação do seu pensamento e de sua personalidade, assim os conflitos são muitos.

O interessante é que consigamos analisar as transformações que ocorreram em nossa sociedade nas ultimas décadas, novos comportamentos surgiram e com eles as sanções criadas para moldar o comportamento humano.

É só olhar para nossos avós, a minha por exemplo, como muitas outras casaram e casavam-se com 12, 13 e 14 anos e isso era normal dentro das familias. Homens mais velhos tinham crianças e adolescentes prometidas pelos pais em casamento, e isso era fato. Nos dias atuais, esse tipo de relacionamento pode ser enquadrado dentro de um quadro criminoso, libidinoso e até banal.

Entretanto ainda é comum em comunidades mais afastadas dos grandes centros, é só visitar a região norte do país, para verificar "beradões" abaixo ou acima de qualquer rio amazônico, onde crianças e adolescentes se enamoram muito cedo, muitas vezes "parindo" e tornando-se mães, quando deveriam ser tratadas como simples crianças.

Quando falamos de valores, temos presente a utilidade, a bondade, a beleza, a Justiça. Atribuimos valores tanto a coisas e objetos quanto à CONDUTA ou ações humanas.

O principal objetivo nessas aulas sobre Construção de Valores, é identificar os principais problemas da nossa sociedade conteporânea, refletir como podemos construir valores na Escola e na Sociedade para tornart nosso mundo mais justo.
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia e História em PVH

Nenhum comentário:

Postar um comentário