terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

VAMOS APRENDER?

Certa vez, uma mãe estava tentando acordar seu filho. Ela disse: "acorde, meu filho ou ficará atrasado para a escola!" O filho voltouse para a mãe meio adormecido, respondeu:
- Dê me um bom motivo para acordar. Há 3.600 alunos na escola e todos me odeiam. Há três dezenas de professores que se ressentem pelo fato de eu ir a escola toda manhã."
"Vou lhe dar dois bons motivos" - respondeu a mãe: "você tem 49 anos e é o diretor".
Os adolescentes podem achar dificil também ir pra escola. Procuram qualquer desculpa que exista na face da terra. Se não estivermos preparado para isso, podemos nos ver às voltas com uma experiência desagradavél. Talvez eles digam coisas como "odeio a escola, odeio meus professores, queria ter um dia de folga, sinto me doente", talvez seja verdade ou simplesmente eles não queiram ir para a escola.
A qualidade da escola e o tipo de ambiente que ela proporciona está nas mãos dos professores e da administração. Apesar disso, há muito que podemos fazer, como pais, para tornar a vivência escolar dos nossos filhos a mais agradável possível.
ALGUMAS DICAS:
1. Eduque a sí mesmo. Quando os filhos vêem os pais envolvidos em programas de educação para adultos ou simplesmente estudando e se auto-educando em casa, isso estabelece um exemplo de que aprender é importante.
2. Demonstre respeito para com a escola e com seus funcionários quando falar com eles ou sobre eles. Um filho que escuta os pais criticando a escola ou seus professores ou fazendo comentários pejorativos sobre a mesma, não poderá ter uma atitude positiva sobre o ensino.
3.Peça para seu filho compartilhar uma experiência agradavél e outra desagradavel que ele tenha vivido na escola(converse com ele sobre as aulas, sobre os professores...)
4.Pergunte ao adolescente/criança: "o que ele aprendeu hoje na escola"?
5.Ajude a escola de seu filho. agariando fundos ou fazendo qualquer outra atividade voluntária(lembre-se: criticar somente não resolve nossos problemas, temos que ter atitudes).
6.Compareça a todas as reuniões de pais e mestre. (visite sempre a escola)
7.Deixe seu filho faltar às aulas um dia em raras ocasiões. para passar um dia com um dos pais.
8.Associe a ida a escola como algo bom e positivo ( que tal um trocadinho para os lanches).
9. Coloque de vez em quando um bilhetinho na bolsa de seu filho dizendo: "EU TE AMO"
10. Se você é quem leva seus filhos a escola, leve alguns minutos antes, desça na escola, compartilhe com eles alguns minutos no ambiente que ele passa a maior parte do tempo.
Estas são apenas algumas idéias, estou certo que os pais, com criatividade poderão ter mais algumas. O principal é dar o exemplo e se envolver nas experiências escolares de seus filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário