quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

CURSOS REPROVADOS PELO MEC



Foi publicada nesta terça-feira (8) no Diário Oficial da União lista com mais 38 cursos superiores com notas insatisfatórias na última avaliação do MEC (Ministério da Educação). A lista de cursos que estavam em análise complementa o anúncio feito pelo MEC (Ministério da Educação) em 2012 que apontava 207 cursos superiores reprovados.
 O CURSO DE HISTÓRIA da Universidade Federal de Rondônia, foi um dos cursos que ficou com a nota baixissima no ENADE. Vários fatores poderiam explicar tal rendimento:

1º Na época da avaliação a UNIR enfrentava uma crise Institucional com a greve de alunos e professores (talvez  tenha sido um boicote dos alunos ao MEC)...talvez

2º Na maioria das universidades e escolas brasileiras os alunos faltam no dia desta avaliação, pois não há diretamente ou imediatamente uma motivação para a participação dos mesmos .

3º Os cursos de Licenciatuta nos últimos anos transformaram-se em ROTA DE ESCAPE para alunos medíocres!!!!!!!


O que precisamos na verdade é recuperar o prestígio do curso mais politizado das universidades brasileira. O curso de |História da UNIR tem em seus quadros excelentes profissionais e que para tal desenvolvimento de suas atividades precisam como em outras partes do país de apoio e investimento em pesquisas.

lista dos cursos reprovados:


Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet-RJ)
Engenharia de Controle e Automoção
Engenharia Elétrica
Engenharia Eletrônica
Engenharia Mecânica
Centro Universitário Estácio de Sá de Santa Catarina
Rede de Computadores
Centro Universitário Maurício de Nassau (UniNassau)
Arquitetura e Urbanismo
Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta)
Engenharia de Produção
Centro Universitário de Espírito Santo do Pinhal (UniPinhal)
Ciências Biológicas
Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium (UniSalesiano)
Educação Física
Centro Universitário Fluminense (Uniflu)
Arquitetura e Urbanismo
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Roraima (IFRR)
Saneamento Ambiental
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
Automação Industrial
Química
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Geografia
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano (IF Sertão)
Física
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IF Fluminense)
Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Engenharia de Controle e Automoção - Campo dos Goytacazes
Engenharia de Controle e Automoção - Macaé
Manutenção Industrial
Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas)
Ciências biológicas
Ciências sociais
Educação Física
Engenharia Civil
Letras - Português e Inglês
Química
Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás)
Engenharia Civil
Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas)
Ciências Biológicas - Licenciatura
Ciências Biológicas - Bacharelado
Ciências Sociais
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Geografia - Licenciatura
Gerografia - Bacharelado
Universidade Presbiteriana Mackenzie (Mackenzie)
Arquitetura e Urbanismo
Universidade Federal de Rondônia (Unir)
História
Univesidade Federal do Tocantins (UFT)
Pedagogia
Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf)
Arqueologia e Preservação Patrimonial
Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB)
Matemática

quinta-feira, 20 de dezembro de 2012

POLITICA NO BRASIL: É O FIM DO MUNDO - caba sim mundão!!!!!!

 
Nunca no Brasil se falou tão abertamente em CORRUPÇÃO ou na esperança de ver na cadeia os meliantes corruptores e corruptíveis presos de verdade. E as classes mais favorecidas sempre tiveram nesse país a chamada prisão domiciliar, que parafraseando o BORIS: é uma vergonha!!!!!!!!
Nesses 10 anos de governo petista o país teve um desenvolvimento espetacular na área social e economica, mas, politicamente nunca se desviou tanto dinheiro público. O enriquecimento de alguns politicos da noite pro dia é espetacular.
E isso não mudará tão cedo se não forem feitas leis que coloque o politico safado e ladrão na cadeia. Vimos pela tv os DEPUTADOS idignados com o STF pela aprovação da cassação dos politicos envolvidos no MENSALÃO, eles não aceitam a inteferência de outros PODERES no Legislativo.
ISSO É UMA PIADA!!!!!
Parabéns aos Ministros do STJ pela coragem de fazer o que a maioria dos DEPUTADOS no Congresso não tem!!!!!!     Poucas vezes, se é que alguma vez nos quase 123 anos de história da República, o Supremo Tribunal Federal esteve tão no centro das atenções nacionais como nesse período em que, a partir do dia 2 passado, começou a julgar o processo do mensalão.
 
O presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Carlos Ayres Britto, acompanhou integralmente o voto do ministro-relator, Joaquim Barbosa, no julgamento da Ação Penal 470, conhecido como processo mensalão. Com a sustentação de Ayres Britto, o plenário concluiu a votação do Item 3 da denúncia, que tratou da acusação de desvio de dinheiro público.
“Eu concluo que as provas confirmam a trama delitiva para um esquema de desvio [de dinheiro] público […]. O MP [Ministério Público Federal] conseguiu desempenhar a contento o seu ônus de provar, em juízo, as imputações feitas aos réus desta ação penal.
 
Durante a votação, o presidente do STJ comparou o esquema de desvio de dinheiro público com o patrimonialismo descrito pelo padre Antônio Vieira no Sermão do Bom Ladrão, citando o trecho: “Esse avanço no patrimônio público e o fazer do patrimônio um prolongamento da casa, da copa, da cozinha”.”Tudo isso é coisa antiga neste Brasil”, complementou Ayres Britto.
Ele também citou a frase do ministro Cezar Peluso que, ontem, ao votar, disse que a condenação tem “gosto amargo”. Ayres Britto concordou e completou: “[condenação] Tem gosto de jiló”.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DURA REALIDADE DOS PROFESSORES NO BRASIL

Qual seria o limite dos trabalhadores em educação em nosso país, digo trabalhadores, porque no meu entender o papel de "ensinar" vai além da sala de aula. Todos na escola teriam a função de ensinar, e este ensinar seria para quando sair da escola, ainda sim, lembrar do ambiente escolar.
Na verdade os professores no Brasil  têm de lidar com uma complexa rede de pressão no trabalho, o que culmina em doenças. Ele cita que as famílias, que deveriam fazer o papel de educar suas crianças, cobram isso do professor. Por outro lado, os alunos querem um professor que também seja um animador em sala de aula e, quando se sentem frustrados, passam a agredi-lo.
Estudo realizado em 1989 por M. Calas mostrou que 96% dos Professores entrevistados sofriam de fadiga vocal, 86% tinham lesões (frequentemente nódulos) e 85% usavam técnica vocal falha.
Sala com muitos alunos (como a da foto) exige do professor esforço extra da laringe, podendo causar disfonias.
Dados de 1995 relativos a licenças de saúde para professores, mostram que as doenças do aparelho respiratório se destacam como a maior causa de afastamento: "entre as doenças do aparelho respiratório estão as referentes à laringe e faringe, órgãos estes responsáveis também pela fala, principal instrumento de trabalho do professor".
As pressões no dia a dia se refletem em vários sintomas. Depressão, sensação de esgotamento físico e mental e desânimo são sintomas da chamada SÍNDROME DE BURNOUT que se caracteriza por um desgaste que afeta o interesse e a motivação em trabalhar. Crises de choro, de medo e pânico podem ser sinal de que o profissional sofre ASSEDIO MORAL.
Além disso, os professores também sofrem as consequências das más condições de trabalho. Como já disse no inicio do texto, problemas com a voz, alergias, tendinites, disturbios do sono, distúrbios sexuais, alterações da atenção e da memória, irritabilidade, agressividade, dores na coluna e cabeça e problemas cardíacos.
Levantamento recente divulgado pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) aponta que 17% dos professores da rede estadual não estão exercendo suas atividades por afastamento motivado por problemas de saúde. Entre estes problemas, uma das principais causas dos afastamentos é o estresse.
Cerca de 22,6% dos professores pediram afastamento por licenças-médicas de acordo com a pesquisaIdentidade Expropriada – Retrato do Educador Brasileiro realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2003. “Isso causa um desfalque no sistema e é um problema difícil de controlar”, explicou a secretária de Finanças do CNTE, Juçara Dutra. Ela ressaltou que cada licença-médica significa, em média, cerca de três meses fora da sala de aula.
 Valdeci Ribeiro é professor em Porto Velho-RO.  
           .
Em relação ao ENSINO  nosso país vai na contra corrente da História:
A verdade é que os países de economias consolidadas investem, em média por aluno/ano, 
algo em torno de US$ 7 mil dólares na educação básica, e são países, que segundo os 
resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Desempenho para jovens de 
15 anos, nas disciplinas de português, matemática e ciências) estão muito a frente do Brasil, 
que se encontra em último lugar. A Tabela 5 mostra resultados do PISA para alguns países 
e o investimento médio na educação básica. Países, como Argentina, Chile e México, 
investem mais do que o dobro no ensino médio com relação ao Brasil. Não há mágica, não 
há como melhorar a qualidade sem o investimento adequado.

E quem sempre paga o PATO na maioria das escolas do Brasil pelos resultados não obtidos é o PROFESSOR.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O FRACASSO DO SAERO: Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

Com a intenção de melhorar o Ensino na Rede Pública do Estado de Rondônia, foi realizada ontem dia 20/11/2012 a prova avaliativa do sistema educacional do nosso Estado. No meu entender um verdadeiro fracasso institucional.
A falta de organização, sala de aulas sem aplicadores para a prova, alunos sem motivação... fizeram desta "prova" uma verdadeira piada no que tange a avaliação dos trabalhadores em educação em Porto Velho.
Uma ferramenta como esta(SAERO) que seria como indicador de qualidade do ensino, faltou qualidade na gestão e organização deste tão "importante" evento.

Assim, como em outras pastas do Governo, parece que nosso Exmo. Sr. Governador não está bem assessorado e as atividades são realizadas na "coxa", serviço de meia boca!!!!!!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

AS TRANSFORMAÇÕES NO RIO MADEIRA


























É galera, essa é as margens do nosso querido Rio Madeira em Porto Velho-RO, transformações ocorridas com a construção da Usina de Santo Antonio.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

I FEIRA DE CONHECIMENTO DO IMA: SUCESSO TOTAL


Foi realizado ontem 31 de Outubro nas dependências do Instituto Maria Auxiliadora, a 1ª Feira de Conhecimento da escola, e o resultado não poderia ser outro: Sucesso Total.
Os alunos do 1º ano do ensino médio trabalharam o tema: INDUSTRIA CULTURAL E A INFLUÊNCIA NORTE AMERICANA NO BRASIL.
O 2º ano ficou com a responsabilidade de retratar sobre OS 100 ANOS DA MADEIRA MAMORÉ, e o TERCEIRÃO da escola ficou com o tema: "FACES DA MORTE".

Meus agradecimentos a todos alunos do Ensino Médio, que durante esse ano compartilharam conosco em nossas visitas ao Complexo da EFMM, na Caminhada pelos trilhos e na produção da Feira do Conhecimento.
E é só esperar que para 2013 tem muito mais: 01 Viagem para o FORTE PRINCIPE DA BEIRA, Caminhada pelos Trilhos da Madeira Mamoré e a aula no Barco Escola, serão as atividades desenvolvidas pelos professores de Ciências Humanas e Suas /Tecnologias.

Amplexos,

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

CANDIDATOS LARANJAS

É triste saber que muitos funcionários públicos saem candidatos, simplesmente para ganhar 3 meses sem trabalhar, porque o número de votos obtidos é uma verdadeira vergonha e mostra que são pessoas sem nenhuma credibilidade junto a comunidade!!!!!!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

TRABALHO DE HISTÓRIA NO JBC

Em sala com uma turma de segundo ano do ensino médio, onde os mesmos estão apresentando um trabalho sobre a organização do Movimento Operário e o Advento do Socialismo, falando ainda sobre o Movimento feminista e o Anarquismo.

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

DIA DO PROFESSOR: COMEMORAR O QUE?

Alguns anos atrás neste mesmo blog , já produzir um texto tratando da insatisfação de "ser" professor neste país. Para muitos "ser" professor é uma coisa que vem da alma e transcede qualquer pensamento alienatório ou até quem diga vem de "berço".
Em muitos países que se destacaram e tomaram a ponta no desenvolvimento industrial e tecnologico a questão da educação é coisa séria. Não é tratada em promessas de palaques eleitoreiros. Em uma pesquisa com alunos de ensino médio na Inglaterra, perguntaram aos jovens alguns anos atrás: QUEM QUER SER PROFESSOR?
O resultado da pesquisa colocou a "profissão" de educador na miséra 95ª posição, entre as profissões desejadas pelos futuros academicos. Isso causou um espanto entre os politicos ingleses, que viam na educação o único caminho para um futuro entre as principais potencias do mundo, com excelentes cientistas e pesquisadores.
Naquele mesmo ano, investiram na figura humana do professor, os sálarios subiram numa escala estrondoza 5 vezes mais, as condições de trabalho melhoraram e o professor ainda ganhou o chamado ano sabatino, isto é, trabalhava 6 anos e folgava no sétimo ano recebendo integralmente seus sálarios.
O que mudou na verdade na última pesquisa foi que hoje a PROFISSÃO PROFESSOR subiu naquele país para a 5ª posição das profissões mais desejadas pelos jovens ingleses. Porque o que as pessoas buscam numa profissão é o chamado "STATUS SOCIAL" e isso só vem com QUALIDADE DE VIDA, e isso só vem com um sálario digno e respeito.
No Brasil o que vemos são promessas e promessas para o tão sofrido professor brasileiro: a entrega de um TABLET no final do ano (esqueceram de falar para os mesmos, o ANO),a entrega de um NOTBOOK para ajudar nos trabalhos dos professores e por aí afora.
O governo passado pra amenizar criou o chamado PISO NACIONAL, piso só serve pra ser PISADO!!!  nada mais, enquanto as profissões mais  bem remuneradas da sociedade criam um TETO, o pobre do professor tem que se conformar com a MERDA desse piso!
O governo de Rondônia agora vem com a promessa de  PAGAR aos professores deste Estado um 14º sálario, mas, isso vai depender da avaliação feita com os alunos da rede pública do nosso querido estado. ´´E pagar pra ver!!!!!!

Enquanto isso, estou a espera de respostas que nos dê condições de comemorar o dia 15 de Outubro: O DIA DO PROFESSOR!!!!