quarta-feira, 16 de março de 2011

QUEM TEM BOCA VAI A ROMA?

Esse é um velho ditado popular. Ditado como o próprio nome diz é a expressão que através dos tempos se mantém imutável, aplicando exemplos morais, filosoficos e religiosos.
Mas trabalhando o conteúdo sobre Roma nos seus períodos históricos e na sua organização social e politica, nos deparamos com o velho adágio: quem tem boca vai a Roma!
É bastante comum em nosso dia a dia a expressão "quem em boca vai a roma!"
Contudo não era bem assim... a expressão correta é:QUEM TEM BOCA VAIA ROMA! e se refere aostempos em que Roma era governada por Júlio César.
Naquela época ninguem podia expressar sua opinião, ainda mais se fosse contraria a do tão poderoso Imperador, portanto Roma merecia por parte da Plebe e Escravos uma: vaia....
E eu pergunto: a história mudou? a liberdade de imprensa no Brasil é respeitada? nos orgãos públicos temos a liberdade de falar o que pensamos?
Aos poderosos que tentam calar a imprensa e os comunicadores no país uma Vaia!

8 comentários:

  1. PROF. ESTOU COM UMA DUVIDA NAO TEM NADA A HAVER COM O TEXTO ESTOU INICIANDO O CURSO DE CIENCIAS SOCIAIS NA UERJ ESSE ANO E QUERIA SABER SE E VERDADE QUE UM PROF. DE SOCIOLOGIA PODE DAR AULA DE HISTORIA
    DESDE JA AGRADEÇO

    MEU EMAIL É

    JSOARES.FARIAS@YAHOO.COM.BR

    OBRIGADO!!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande Soares,

    Infelizmente a educação no Brasil, anda com uma perna só. A fuga ou migração de professores para outras funções deixa um buraco nos quadros das escolas, principalmente nas públicas!
    O ideal seria que cada profissional trabalhasse na sua área de formação. É comum os professsors de História trabalharem outas disciplinas. não é de estranhar que um profissional da área de Ciências Sociais, desde que Licenciado (não Bacharel) dê aulas de qualquer outa matéria!
    No mais, SUCESSO! e faça a diferença enquanto Cientista Social!!!!!


    amplexus

    ResponderExcluir
  3. Profº Valdecir, queria saber se o senhor vai utilizar esse post na aula de história?
    Se também é importante ler algo sobre a sociedade romana.
    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  4. Estude como se fosse viver para sempre....quanto a importância, é vc que decide se algo é importante ou não pra vc....
    adoro vcs!!!!!!


    bjs

    ResponderExcluir
  5. Legal saber que nos tempos de Júlio César já se falava Português rsrsrsrs (o trocadilho da brincadeira só funciona em Português...). Em tempo: em Espanhol, o ditado é assim: "Preguntando se llega a Roma". Mitos da internet...
    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Se “todos os caminhos levam a Roma”, “quem tem boca ‘chega’ a Roma”.
    O Português só surgiu após o século XII, bem depois da queda do Império Romano e não justificaria críticas a Roma, muito menos a Julio Cesar.
    Além do que, esse ditado existe em outras línguas, que não dariam margem ao trocadilho como disse o anônimo acima.
    Isso é coisa de protestante frustrado ou de marxista cultural, querendo atingir o Vaticano fazendo alusão a Roma e com isso não se importando em levar confusão à própria Língua.

    ResponderExcluir
  7. Internet é um perigo. Qualquer idiota se dizendo "professor" fala e posta e publica besteiras e todo mundo acredita. Cretino, se era proibido vaiar, é claro que ninguém vaiaria. A expressão existe por conta das estradas romanas, calçadas com pedras, a mais famosa delas a "via ápia". Bastava perguntar onde ficava a estrada para se chegar á cidade estado romana. Agora, não publica meu post se não quiser, mas para de ensinar besteiras pros outros tá bom?

    ResponderExcluir
  8. realmente muito estranho... o império romano falava português????? a frase não existe em italiano !! seria : che ha la bocca boo roma !!!!

    ResponderExcluir