quarta-feira, 16 de junho de 2010

ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL: SOMOS O QUE COMEMOS


Os debates na escola sobre homossexualidade, pedofilia e o combate a pornografia infato-juvenil estão a todo vapor. Entretanto vejo a necessidade de se trabalhar um tema quase esquecido nas escolas e até mesmo dentro das famílias: a alimentação saudável.
Por muitos e muitos anos, e até hoje mesmo, muitas pessoas acreditam que para se ter uma alimentação saudável, é comer de tudo e em grande quantidade. Ainda é comum vermos nas lanchonetes, restaurantes e pizzarias, familias reunidas para degustar alimentos ricos em gorduras e açucares, mas pobre em nutrientes.
"Estar livre da fome e ter uma alimentação saudável e adequada são direitos humanos fundamentais dos povos".
Com base nas evidências cientifícias e nos hábitos culturais e alimentares do brasileiro, é preciso agirmos para contribuir para a melhoria da qualidade de vida e prevenção de doenças relacionadas à alimentação e nutrição, como desnutrição, anemia e outras ligadas a má alimentação: obesidade, diabetes e hipertensão.
A programação da tv brasileira nos últimos meses, está cheio de dicas de como se ter uma dieta balançeada, e a população só acredita quando é anunciado na mídia. O que precisamos urgentemente é da contratação de nutricionistas para as escolas brasileiras, os cardápios enviados para as escolas, não são seguidos como é indicado na súmula enviada pelas secretarias de educação, então as merendas servidas dentro das escolas funcionam como uma bomba, em vez de trazer benefícios para os alunos.
O Ministério da Saúde quer, que todos os brasileiros tenham uma alimentação saudável que, associada à pratica regular de atividades física, é fundamental para uma boa saúde.
A obesidade deixou de ser um problema de saúde de pessoas adultas e passou também a ser um problemas infantil. Alguns estudos indicam que 15% das crianças brasileiras sofrem de obesidade ou estão sobrepeso. O consumo de alimentos com alta taxa de gordura, açucar e sal pode causar muitos males além da obesidade: diabete, cárie, hipertensão arterial, alterações ortopedicas, aumento dos níveis de colesterol e triglicerídeos, doenças cardiovaculares e problemas emocionais na adolescên cia e na vida adulta.
Hoje em dia se inverteu o conceito de alimento. Quando se fala em comer verduras e legumes, logo se pensa na baixa caloria, ou na possibilidade de não engordar. Mas o objetivo da ingestão de frutas não é esse, mas sim o de nutrir o corpo, dar a célula o que ela precisa para funcionar bem. Nâo é questão de muita ou pouca caloria, mas da qualidade desse alimento.
Não adianta viver alienado, é só olhar para dentro das escolas brasileiras e ver a quantidade de porcarias que são vendidos dentro das cantinas, nada de saudável é oferecido aos funcionários e adolescentes. O que precisa ser feito é uma educação alimentar. E é por onde vamos começar agora com nossas palestras dentro das aulas de Sociologia.
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia e História.

segunda-feira, 14 de junho de 2010

OBA.. VAMOS TRABALHAR NA HORA DO JOGO DO BRASIL



Que maravilha, vamos trabalhar à tarde no dia do jogo do Brasil pela Copa do Mundo. Também de que importa assistir um jogo de um esporte que não é tão popular assim em nosso país. Nossa seleção também não tem as mínimas chances de conquistar esse título, tendo em vista está mal colocada no ranking da FIFA.

Então as determinações da Secretaria de Educação de nosso Estado (RONDONIA), é justa! E essa coisa de ensinar cidadania e patriotismo pra aluno é coisa do passado!

Parabéns ao técnicos em Educação de Rondônia, que determinaram aulas no dia dos jogos do Brasil... Com certeza nossas salas estarão cheias de alunos, anciosos pra aprenderem, e professores motivados para dar aulas, depois desse jogo "medíocre". Assim, todos aprendem e no final do mês nos pagam esses salarios maravilhosos.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

A POLÊMICA LEI DA HOMOFOBIA



Até a década de 90, a OMS classificava a homossexualidade como um transtorno mental. Em 1990 a Organização Mundial de Saúde aprovou a retirada do código 302.0 (homossexualidade), da classificação internacional de doenças. Declarou-se então que a homossexualidade não era doença, nem disturbio mental e nem pervessão.

Começava então uma grande briga das associações de gays pelo mundo em busca de igualdade e liberdade, que apela ainda contra os valores sociais e morais da sociedade.

No Brasil, essa bandeira foi levantada pela Senadora de Rondônia Fatima Cleide, que entre outras pelegagens, inclui prisão para aqueles que se manifestam contra o "direito" por exemplo que as pessoas homossexuais tem ou querem de se casarem numa cerimônia religiosa.

Na verdade a causa é justa, tendo em vista combater a violência praticada contra essas pessoas, tanto física como verbal, podendo até levar ao assassinato, como mostra alguns índices de pesquisas, em referência a morte de gays, lesbicas, bissexuais, travestis e outros T's.

A PL 122 que punir crimes de homofobia! O que não podemos é começar uma afronta contra as pessoas que são heterossexuais, que têm uma religião e a professam e defendem e acreditam em alguns valores.

segunda-feira, 7 de junho de 2010

PEDOFILIA


"Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar, transforma homens em covardes
Abraham Lincon
A palestra sobre Pedofilia, foi muita proveitosa nos dois turnos na escola João Bento da Costa, várias turmas passaram pelo auditório e presenciaram um trabalho digno de aplausos: boa organização, empenho do grupo e acima de tudo compromisso com suas atividades escolares.
Parabéns alunos do 1º ano 2 - JBC




quarta-feira, 2 de junho de 2010

TODOS CONTRA A PEDOFILIA!






Vamos iniciar nesta semana, alguns debates e apresentações sobre a questão da PEDOFILIA, na escola João Bento da Costa, tem como objetivo levar a todos os alunos e a sociedade de um modo geral todas as informações e noticias disponiveis sobre o assunto.


Pedofilia é o desvio sexual "caracterizado pela atração por crianças e adolescentes sexualmente imaturos, com os quais os portadores dão vazão ao erotismo pela prática de obscenidade.




Assim serão nossos trabalhos nesta semana....

terça-feira, 1 de junho de 2010

9º ARRAIAL DO BENTÃO

DIA 11 DE JUNHO - NA ESCOLA JBC
APARTIR DAS 19: 00 hs
Vem aí o 9° arraial do Bentão, com muitas brincadeiras: Quadrilhas e Boi Bumbá, e até mesmo a eleição da GAROTA JBC. Como sempre a festividade promete muito, pela excelente organização e participação da comunidade escolar.
VENHAM PARTICIPAR!!!!!!!!!!