quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AS 7 VIRTUDES CAPITAIS



Todos cometemos pequenos pecados. É natural. Mas a cada um deles(catalogados desde a Idade Média) podemos contrapor outras sete notas mais harmônicas e assim deixar a vida mais afinada.


"Não existe pecado do lado de baixo do Equador..."


Quando um grupo de fariseus irados jogou Maria Madalena aos pés de Jesus e pediu que ela fosse apedrejada porque tinha cometido adultério, Cristo foi objetivo: "Aquele que dentre vós que nunca pecou atire a primeira pedra". As pessoas foram se retirando, uma a uma, até que não restou mais ninguém, além de Jesus e Maria Madalena. Esse trecho retrata que todos os seres humanos cometem pecados, pormenores que seja.

A resposta para o bem viver entre o pecado e a virtude é ser meio budista. Seguir o caminho do meio e encontrar o equilibrio entre esses apspectos que delineiam a nossa personalidade e o nosso comportamento - e que podem dizer muito sobre nós.


Vamos ver então as 7 virtudes capitais, que contrapoem os e pecados capitais:


lº COMEDIMENTO ALIMENTAR X VAIDADE.

2ºDESAPEGO A BENS MATERIAIS X INVEJA

3ºDILIGÊNCIA X PREGUIÇA

4ºGENEROSIDADE X AVAREZA

5ª HUMILDADE X SOBERBA

6ª SERENIDADE X IRA

7ª PUREZA X LUXURIA


Elas soam como notas musicais!!!!!!



"...um pecado rasgaqdo, suado, a todo vapor"


Baseado no texto de Roberta De Lucca



Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia em Porto Velho-RO.

2 comentários:

  1. Thais Romanini Monteiro 1ºano 11 Nº30

    O domentário " A carne Fraca" mostra a crueldade que o homem está cometendo com os nossos animais!Não podemos deixar isso do jeito que estar,devemos lutar por eles,eles tem o direito de viver em seu ambiente natural!
    Nós podemos sim viver sem comer carne,sem virar vegetarianos!
    Professor:"Eu só to mandando esse comentário agora pq ontem eu estava postando ai acabou a energia e só voltou 2 horas da manha!"

    ResponderExcluir
  2. Para que a gente venha construir um mundo melhor teriamos que tirar a carne do cardapio, só que isso vai ser muito dificil a não ser que criem uma lei proibindo oo cansumo de carne! mais iisso tambem não resolveria sabe porq ?
    Porqe existe lei proibindo o consumo da drooga que querendo ou não faz mau pra toda a sociedade. imagiina a carne que absolutamente nada empede de que voce aa consuma.
    Poisé isso é muito triste, MAIS É A REALIDADE!

    FEITO POR: JANAIRA COSTA DOS SANTOS, 1° 10

    ResponderExcluir