sábado, 7 de novembro de 2009

Quem ensina e quem aprende na escola?



* Valdeci ribeiro

Minha palavra hoje, vem a todos os funcionários das escolas, sendo ele professor,secretário,bibliotecário enfim um educador. Na verdade quero me dirigir a turma dos bastidores da escola!

Como "funcionário de apoio" que você tem sido até agora, poucas vezes o valor da sua participação na escola e na educação tem sido problematizada, não é? afinal, em muitos casos, é tão obvia, tão a mesma, tão restrita, tão limitada e tão repetitiva essa participação que chaga a parecer natural e sem impotância: "è assim porque é assim e não pode ser de outro jeito!" É como se você só pudesse participar da educação na escola cumprindo uma função e conservando as relações já estabelecidas (aluno é aluno, professor é professor, diretor é diretor, mãe é mãe e funcionário é funcionário). Isso chega a chatear ou você está satisfeito com essa situação?

Pensar sobre essses questionamentos é importante para significar como a identidade se constroi nas práticas escolaes. Ou seja, observando atentamente as práticas escolares e refletindo sobre elas, você pode saber quem é quem na escola e também pode saber se é possivel ser de outro jeito. A escola educa a todos e todos se educam e são educados na escola de que participam como parte ou como co-responsáveis?

Sendo funcionário, parece que a sua participação na escola nada tem a ver com a educação dos alunos, afinal, o que faz é limpar, cozinhar, lavar, registrar informações, emitir documentos, consertar equipamentos e algumas outras atividades burocráticas.

Apesar disso, parece que na escola tudo tem a ver com educação. Portanto, parece que você tem alguma responsabilidade na educação de todos: na sua mesma, na dos colegas funcionários, na dos professores e na dos alunos. Na escola, TODOS EDUCAM a todos e por isso têm responsabilidade que fazem na escola.

REFLITA:

Como você chegou onde está como humano e profissional?

Para onde ir? Que contribuições pode dar aos outros?

Que educação você faz ao cumprir suas funções?

* Leciona Sociologia no JBC

Nenhum comentário:

Postar um comentário