quinta-feira, 30 de junho de 2011

POBREZA

Há muito tempo atrás, já estudamos em história que nossos antepassados presenciaram o "êxodo rural" onde a mão de obra operária abandonou as cidades do interior do Brasil a fim de arrumar um boquinha nos grandes centros urbanos do país.

A industrialização e consequentemente a mecanização no campo diminuiu em grande escala a necessidade do trabalho humano, pois para termos uma idéia no nordeste brasileiro uma colheitadeira substitui a mão de obra de mais de 100 boias-frias e ai passaram a ser chamados de "sem-boias" para aumentar o arsenal humano de desprovidos: os sem tetos, os sem terras...

terça-feira, 28 de junho de 2011

HISTÓRIA DE RONDÔNIA: In Foco

Alunos do Terceirão Instituto Maria Auxiliadora em Porto Velho, após algumas pesquisas e entrevistas começaram nesta terça-feira (28/06) as apresentações sobre História Regional e Rondônia.

O 1º entrevistado foi o Dr. Prof. Dante do Departamento de História da UNIR, que foi entrevistado na Praça da EFMM e contou um pouco dos Fatos Históricos a respeito do povoamento de nossa região e do surgimento, criação e instalação da Cidade de Porto Velho.


Parabéns a garotada pela coragem e determinação, a responsabilidade agora dos outros grupos é grandiosa, pois o nivelamento das apresentações será por cima!



Amplexus.


Prof. Valdeci Ribeiro leciona História Geral e Regional em Porto Velho-RO.

domingo, 19 de junho de 2011

Porto Velho e a Madeira Mamoré

A Madeira Mamoré e a cidade de Porto Velho...











Ontem a tarde estive visitando o Complexo Turistico da Madeira Mamoré, e de longe assistia a entrevista dos meus alunos do Instituto Maria Auxiliadora com o Professor e Pesquisador Dante de Oliveira, para uma série de Documentários que os mesmos estão produzindo para as nossas aulas de História Regional e Rondônia.

Naquele momento no vai e vem de turistas e moradores que por ali passeavam, talvez muitos nem se davam conta da importância daquele espaço para a atual cidade de Porto Velho...

Meu filho do lado me questionava sobre os trens, sobre os trilhos, sobre as novas construções do espaço, e foi ali que tudo começou...

Parabéns ao meus alunos e estou curioso ´pra assistir a entrevista com o professor!!!!



Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral em Porto Velho-RO



sábado, 4 de junho de 2011

PALESTRA NO JBC

Agradecimentos ao nosso amigo historiador Anisio Gorayeb pela palestra para os 600 alunos do projeto terceirão da escola JBC.
O site para saber mais sobre Anisio Gorayeb é www.gentedeopiniao.com.br


amplexus,

Valdeci