quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

O CONFLITO NO ORIENTE MÉDIO

As diferenças etnicas e religiosas estão estreitamente relacionadas a padrões de discriminação, rivalidade intergrupal, ódio e guerra civil. Seria errado considerar tais fatos meros vestigios de algum período pré-moderno, fadadasa desaparecer.
Vemos séculos de guerra religiosa, discriminação racial e confrontos etnonacionais. É dificil negar que as diferenças dessa natureza parecem ter pelo menos a tendência a atiçar conflitos. Por outro lado, também é dificil entender o porque disso.
O potencial de conflito violento não vem apenas da diferença apenas. Ele ocorre quando nossas crenças nos impelem a fazer algo agressivo a outro grupo (por exemplo, tomar-lhes terras porque acreditamos que nosso deus as prometeu a nós).
O problema é que, tão logo esses conflitos se iniciam e a competição pelo poder assume o manto da etnia, parece particularmente dificil superar o ódio, o ressentimento e, mesmo quando chega a paz, obter a reconciliação.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

PORRADA NO BUSÃO

Nos últimos dias estamos assistindo a manisfestação dos estudantes de Porto Velho, em relação ao aumento da passagem de ônibus na cidade. Se não é de mal gosto, é digna de punição por parte das autoridades aos integrantes desse movimento.
Sempre fui defensor os movimentos estudantis, participei desde meus tempos de estudante secundarista de paradas, bloquetes e até mesmo do fechamento da BR 364 nos idos de 1993, quando ingressara na Universidade.
Ainda em 1994, 1995 juntamente com Lindeberg Farias, então presidente da UNE, participei do Encontro Nacional de Estudantes de História, realizado na UFRJ na cidade do Rio deJaneiro, naqueles anos, nossa briga era pela regulamentação da Profissão de Historiador.
Entretanto, o uso da força havia ficado para trás no tempo da ditadura militar, onde estudantes armados com pau e pedras lutavam contra a força das armas dos militares, mas era preciso! As reivindicações não chegavam nos altos escalões e os movimentos estudantis eram proibidos.
Inconsequentemente, nossa cidade esta sendo panfletada com dizeres "PORRADA NO BUSÃO", onde os integrantes do grupo querem de qualquer forma pedir o cancelamento do aumento da passagem do ônibus, e para isso vão, se é que terão coragem, usar a bandalheira, o vandalismo. Até mesmo o muro da escola João Bento da Costa, pintado a poucos dias está todo pichado com o slogan do movimento!
Não sou a favor de nenhuma forma de violência!

quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

PT: AS LAMBANÇAS DA PETEZADA



O Governo Federal priorizou as Obras do PAC em detrimento a organização dos concursos públicos programados e da contratação de novos funcionários para esfera federal. Em Rondônia as obras do PAC foram um desastre!


Os viadutos prometidos para desafogar o trânsito tão caótico de Porto Velho, foram paralisados por erros na estrutura da obra(segundo informou o orgão responsável pela obra), 03 viadutos mais de 03 anos para fazer a merda que estar causando transtornos para a população!


A água encanada prometida numa propaganda enganosa que dizia que a cidade teria 100% de água tratada, pura balela de campanha, foram colocadas alguns tubos e ficamos com a cidade toda emburacada, jogados a lama e esgoto à ceu aberto!


Cadê o dinheiro investido nas obras do viaduto?

Cadê o dinheiro da água encanada e tratada?



Do jeito que as coisas andam essa petezada, vai dar adeus aos cargos públicos nas próximas eleições!!!


Chega de andarem de carona, arrastados pelo governo federal!

A popularidade de Lula e Dilma trouxe para nossa politica, pessoas que não ganhavam por aqui nem pra líder sindical!!!!!


Que pena!!!!! queremos nosso viaduto!

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A ARTE DE ENSINAR

O Ministério da Educação lançou em rede nacional uma propaganda apelativa à caça de novos professores. Mas afinal, quem quer ser professor nesse país? Seria esta profissão uma rota de escape para tirar da miséria filhos de pobres, sem muita expectativa na vida.
Como todo artista o professor deveria ser valorizado e melhor remunerado, falo artista porque pra dar aula nete país tem que ser um verdadeiro "artista".
O professor antes de tudo tem que ser um líder ou estará fadado ao fracasso profissional, sendo uma pessoa reprodutora do sistema, e não um "transformador" como teria que ser.
Falar sobre liderança não é muito fácil, pois as caracteristicas que definem um lider eficaz são muito dinâmicas e variam muito com o momento.
Um professor líder teria no mínimo um príncipio básico e ao mesmo tempo fundamental: gerar resultados efetivos através do entusiasmo das pessoas.
Como gerar resultados efetivos com a motivação dada pelo MEC aos professores do Brasil?
Ou somos malabaristas de farol ?
Ensinar é arte ou qualquer um que aceite a apelação do Governo, através da propaganda na mídia, pode assumir esse importante papel?
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral em Porto Velho-RO.

quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

CONFÚCIO MOURA DECRETA ESTADO DE CALAMIDADE PÚBLICA NA EDUCAÇÃO DE RONDONIA

Acordei pensando ter sido verdade o título em epigrafe. Assim como fez com a Saúde, o Governador decretara que nossa educação precisava de socorro, e alguns paladinos do foro brasiliense chegava em Porto Velho, para visitar nossas escolas, pasmem a escola escolhida foi a que eu trabalho e num dia de chuva, onde os corredores alagam e as aguas invadem a biblioteca, banheiros e sala de professores!
Ficavam chocados com o calor absurdo das salas sem ar-condicionado, ficavam enojados com o estado de putrefação dos banheiros!
Mas, foisimplesmente um sonho!!!!!!!
Ninguém de Brasília vem nos visitar!
Ninguém do novo governo veio nos assistir!
E o ano letivo começa, com ar de que tudo vai continuar como está!
As desculpas começaram.... mas, temos que dar um desconto é começo de um novo governo, o ex-governo deixou nossas esc olas sucateadas,com ar de presídios em meio ao lixo!
Enquanto isso nos resta esperar....
Prof. Valdeci, leciona História e Sociologia em Porto Velho... no JBC