segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

QUANDO A EQUIPE ESTÁ DESMOTIVADA?

Muitas vezes estamos inserido num grupo e não sabemos a hora certa de identificar quando o mesmo está passando dificuldades e precisa urgentemente de um remédio chamado motivação. Está motivado é essencial em qualquer ambiente de convivência social, na familia, no trabalho, na igreja; Mas como saber se o grupo está desmotivado?
Encontrei no site www. rh.com.br, 15 indicadores de uma equipe desmotivada. Vejamos então e analise o grupo onde você está inserido:
1. Presença constante de conflitos entre os membros da EQUIPE, muitas vezes por motivos banais.
2. Queda do desempenho dos profissionais. Os resultados individuais e coletivos não são iguais como antes.
3. Indice acentuado de rotatividade entre os talentos(profissionais).
4. Absenteísmo constante e em muitos casos, as faltas dos profissionais não são justificadas.
5. Ausência de comunicação eficaz entre osmembros da equipe.
6. Ambiente pouco amigável onde as pessoas preferem o silêncio.
7. Relacionamento fragilizado entre líderes e liderados.
8. Ausencia de propostas dos gestores, para o desenvolvimento dos liderados.
9. Falta de estimulo dos colaboradores para partivipar de atividades desenvolvidas pelos lideres.
10. PROFISSIONAIS EXPLICITAMENTE NA AREA DE CONFORTO E CONTRÁRIOS AO PROCESSO DE MUDANÇA.
11. Quando o nome de outra "empresa" é citada na sala, os profissionais ficam atentos e os olhos "brilham".
12. Fortalecimento da "radio peão", pois as fofocas valem mais do que as informações repassadas pelos gestores.
13. Descredito dos funcionários em relação as ações adotadas pela organização.
14. Ausência de criatividade nas atividades dos profissionais.
15.Receio dos colaboradores em apresentrem sugestões, idéias inovadoras porque pensam que não serão levadas à sério.
E agora? conseguimos identificar alguns pontos em nossa empresa//escola/igreja?
Prof. Valdeci Ribeiro leciona Sociologia em Porto Velho-RO.

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

SEJA FELIZ... FELIZ 2011

Final de ano, momentos para reflexões, auto-avaliações, auto-críticas. Nada há na moral cristã que exiga o esmagamento do EU. Aniquilamento e dissolução da personalidade são doutrinas budistas em que o passivismo oriental é levado a sua conclusão última.

O "EU" deve ser ser regenerado e não recalcado. A individualidade humana é o maior cabedal do Universo de Deus.
Outra característica de um grande coração é a capacidade de aceitar críticas adversas sem exasperar-se. É bem mais fácil melindrar-se com supostas ofensas do que reconhecer a razão a um adversário. Um orgulho sutil tende a cegar-nos quanto aos próprios erros e exagerá-los em outros.

A todos nossos leitores, amigos e colaboradores agradeçemos pela amizade e companherismo. Aqueles que sentiram -se incomodados com nossos escritos, lembre-se vivemos num país democrático, e isso faz parte das liberdades conquistadas.
Que o Ano Novo seja repleto de alegrias e muito trabalho a todos, que nossas famílias possam viver harmoniosamente. Muita saúde e Paz.
E QUE DEUS, TE DÊ EM DOBRO, TUDO AQUILO QUE ME DESEJARES".

*Professor Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia em Porto Velho.
*Não sou candidato a nada.

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

POLITICALHA

"O sujeito ético é aquele que está sujeito à transgressão da ética"
Paulo Freire

Nos últimos dias o que mais se comenta é sobre a transição dos governos estaduais, pelo Brasil afora, são muitos que estão buscando acordos politicos para assumirem cargos públicos, favorecimentos particulares, entre tantas outras caracteristica da "politicagem".
Nos pequenos escalões, como por exemplo as escolas, muitos diretores já estão com a mala pronta, mas , assim mesmo andam na calada da noite tentando se manter no poder com acordões, puxa-saquismo e outras banalidades que lhe são peculiares.
Em um ambiente de trabalho, principalmente dentro do serviço público, é comum a prática do corporativismo, o dito popular "uma mão lava a outra", seria a melhor maneira de explicar a funcionalidade das instituições, que deveriam prezar pela qualidade dos serviços a população.
A crítica feita ao chamado "corporativismo", soa como algo ameaçador!!! O medo que se tem das mudanças é tão grande, que nesse momento vale tudo para afastar a "ameaça". São práticas criminosas, levianas e sem pudor.
Em Rondônia, o Governador Confúcio Moura, está deixando em pânico, os "filhos" da Cassolândia, que em oito anos deixaram nossas escolas com aparência de presidios, professores desmotivados e felizes por saber que haverá mudanças! Deixando em pânico, porque não anunciou até então o nome do Secretário de Educação, assim as especulações aumentam dentro das escolas! É clima de terror! Terror Psicologico!

* Quando falo em favorecimentos, refiro-me principalmente ao Governo Federal, na briga do PMDB do vice-presidente Michel Temer com outros partidos por cargos públicos a exemplo do partido do Sr. Ciro Gomes!

* É bom lembrar também do governo de Rondônia, onde tantos nomes foram cogitados para assumirem cargos públicos (é briga de gente grande).

PS: Foram apagados 25 comentários, por motivos de falta de interpretação de texto! Não citei nome de ninguém, nem estou correndo atrás de politico algum para pedir cargo público!

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Felicitações

Chegando o final do ano,
Época de reflexões,
Auto-avaliações,
Propiciando perdões,

Que tal ajudar alguém?
Nos doarmos,
Fazermos projetos,
Ou mesmo declarações...

Obrigado a todos nossos colaboradores: amigos, familiares, alunos, pais de alunos, nossos clientes de nossa sorveteria, fãs !!!!! rsrsrsrsrsrs