quinta-feira, 23 de setembro de 2010

AS 7 VIRTUDES CAPITAIS



Todos cometemos pequenos pecados. É natural. Mas a cada um deles(catalogados desde a Idade Média) podemos contrapor outras sete notas mais harmônicas e assim deixar a vida mais afinada.


"Não existe pecado do lado de baixo do Equador..."


Quando um grupo de fariseus irados jogou Maria Madalena aos pés de Jesus e pediu que ela fosse apedrejada porque tinha cometido adultério, Cristo foi objetivo: "Aquele que dentre vós que nunca pecou atire a primeira pedra". As pessoas foram se retirando, uma a uma, até que não restou mais ninguém, além de Jesus e Maria Madalena. Esse trecho retrata que todos os seres humanos cometem pecados, pormenores que seja.

A resposta para o bem viver entre o pecado e a virtude é ser meio budista. Seguir o caminho do meio e encontrar o equilibrio entre esses apspectos que delineiam a nossa personalidade e o nosso comportamento - e que podem dizer muito sobre nós.


Vamos ver então as 7 virtudes capitais, que contrapoem os e pecados capitais:


lº COMEDIMENTO ALIMENTAR X VAIDADE.

2ºDESAPEGO A BENS MATERIAIS X INVEJA

3ºDILIGÊNCIA X PREGUIÇA

4ºGENEROSIDADE X AVAREZA

5ª HUMILDADE X SOBERBA

6ª SERENIDADE X IRA

7ª PUREZA X LUXURIA


Elas soam como notas musicais!!!!!!



"...um pecado rasgaqdo, suado, a todo vapor"


Baseado no texto de Roberta De Lucca



Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia em Porto Velho-RO.

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

"A CARNE É FRACA"

Já faz mais de 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos, para o pensador Norberto Bobbio poderíamos dividir a conquista dos direitos em quatros gerações. Contudo existe uma corrente de pensadores que diga que uma Quinta Gerção de direitos esta sendo gerada.
São organizações que surgem para proteger os animais do "sofrimento", seja em rodeios, briga de galos, ou até mesmo em abates para consumo humano.

QUEREMOS AGORA A OPINIÃO DOS ALUNOS SOBRE O DOCUMENTÁRIO.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

QUERO VOTAR NUM "FICHA SUJA"

O que deveria ser algo comum no comportamento do ser humano, virou prêmio nesta eleição, muitos candidatos orgulham-se por ter a chamada "ficha limpa". Vivemos nos últimos anos a inversão de valores morais, sociais e politicos.
Muitos depois de eleitos legislam contra as familias brasileiras, contra as igrejas, contra os dogmas que são a base de organização e orientação da sociedade. É liberdade para tantos grupos ditos "minorias", que em alguns anos poderão ser maioria, pela banalização da sexualidade, da violência, do consumo excessivo de alcool e do cigarro.
Já estou ficando "puto" de ligara televisão e ver que todos se intitulam "ficha limpa"... Vão à merda!!!!! Quero ver é lutar para colocar na cadeia: estupradores, corruptos, sequestradores, pedofilos.... digo (ricos), porque de pobre as cadeias brasileiras estão cheias!!!!!
Estou de saco cheio, de ver escolas caindo aos pedaços, sem as mínimas condições de funcionamento, e em ano eleitoral em pleno ano letivo, começam a "caiar" seus muros e suas paredes, achando que somos idiotas, e somos na verdade, porque a população continua votando em LADRÕES!!!!!!!!
Se algum candidato for na mídia e falar a verdade dizendo que é ficha suja, é nesse que eu vou votar, sendo assim...... parece que vou ter que anular meu voto?
CADEIA PARA POLITICOS LADRÕES......
E PARA SEUS "FILHOS" TAMBÉM!!!!!!!!!!
* filhos= puxa-sacos, comissionados, etc...
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona Sociologia em Porto Velho-RO