quinta-feira, 29 de novembro de 2012

DURA REALIDADE DOS PROFESSORES NO BRASIL

Qual seria o limite dos trabalhadores em educação em nosso país, digo trabalhadores, porque no meu entender o papel de "ensinar" vai além da sala de aula. Todos na escola teriam a função de ensinar, e este ensinar seria para quando sair da escola, ainda sim, lembrar do ambiente escolar.
Na verdade os professores no Brasil  têm de lidar com uma complexa rede de pressão no trabalho, o que culmina em doenças. Ele cita que as famílias, que deveriam fazer o papel de educar suas crianças, cobram isso do professor. Por outro lado, os alunos querem um professor que também seja um animador em sala de aula e, quando se sentem frustrados, passam a agredi-lo.
Estudo realizado em 1989 por M. Calas mostrou que 96% dos Professores entrevistados sofriam de fadiga vocal, 86% tinham lesões (frequentemente nódulos) e 85% usavam técnica vocal falha.
Sala com muitos alunos (como a da foto) exige do professor esforço extra da laringe, podendo causar disfonias.
Dados de 1995 relativos a licenças de saúde para professores, mostram que as doenças do aparelho respiratório se destacam como a maior causa de afastamento: "entre as doenças do aparelho respiratório estão as referentes à laringe e faringe, órgãos estes responsáveis também pela fala, principal instrumento de trabalho do professor".
As pressões no dia a dia se refletem em vários sintomas. Depressão, sensação de esgotamento físico e mental e desânimo são sintomas da chamada SÍNDROME DE BURNOUT que se caracteriza por um desgaste que afeta o interesse e a motivação em trabalhar. Crises de choro, de medo e pânico podem ser sinal de que o profissional sofre ASSEDIO MORAL.
Além disso, os professores também sofrem as consequências das más condições de trabalho. Como já disse no inicio do texto, problemas com a voz, alergias, tendinites, disturbios do sono, distúrbios sexuais, alterações da atenção e da memória, irritabilidade, agressividade, dores na coluna e cabeça e problemas cardíacos.
Levantamento recente divulgado pela Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo) aponta que 17% dos professores da rede estadual não estão exercendo suas atividades por afastamento motivado por problemas de saúde. Entre estes problemas, uma das principais causas dos afastamentos é o estresse.
Cerca de 22,6% dos professores pediram afastamento por licenças-médicas de acordo com a pesquisaIdentidade Expropriada – Retrato do Educador Brasileiro realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), em 2003. “Isso causa um desfalque no sistema e é um problema difícil de controlar”, explicou a secretária de Finanças do CNTE, Juçara Dutra. Ela ressaltou que cada licença-médica significa, em média, cerca de três meses fora da sala de aula.
 Valdeci Ribeiro é professor em Porto Velho-RO.  
           .
Em relação ao ENSINO  nosso país vai na contra corrente da História:
A verdade é que os países de economias consolidadas investem, em média por aluno/ano, 
algo em torno de US$ 7 mil dólares na educação básica, e são países, que segundo os 
resultados do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Desempenho para jovens de 
15 anos, nas disciplinas de português, matemática e ciências) estão muito a frente do Brasil, 
que se encontra em último lugar. A Tabela 5 mostra resultados do PISA para alguns países 
e o investimento médio na educação básica. Países, como Argentina, Chile e México, 
investem mais do que o dobro no ensino médio com relação ao Brasil. Não há mágica, não 
há como melhorar a qualidade sem o investimento adequado.

E quem sempre paga o PATO na maioria das escolas do Brasil pelos resultados não obtidos é o PROFESSOR.



quarta-feira, 21 de novembro de 2012

O FRACASSO DO SAERO: Sistema de Avaliação Educacional de Rondônia

Com a intenção de melhorar o Ensino na Rede Pública do Estado de Rondônia, foi realizada ontem dia 20/11/2012 a prova avaliativa do sistema educacional do nosso Estado. No meu entender um verdadeiro fracasso institucional.
A falta de organização, sala de aulas sem aplicadores para a prova, alunos sem motivação... fizeram desta "prova" uma verdadeira piada no que tange a avaliação dos trabalhadores em educação em Porto Velho.
Uma ferramenta como esta(SAERO) que seria como indicador de qualidade do ensino, faltou qualidade na gestão e organização deste tão "importante" evento.

Assim, como em outras pastas do Governo, parece que nosso Exmo. Sr. Governador não está bem assessorado e as atividades são realizadas na "coxa", serviço de meia boca!!!!!!!!

terça-feira, 6 de novembro de 2012

AS TRANSFORMAÇÕES NO RIO MADEIRA


























É galera, essa é as margens do nosso querido Rio Madeira em Porto Velho-RO, transformações ocorridas com a construção da Usina de Santo Antonio.

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

I FEIRA DE CONHECIMENTO DO IMA: SUCESSO TOTAL


Foi realizado ontem 31 de Outubro nas dependências do Instituto Maria Auxiliadora, a 1ª Feira de Conhecimento da escola, e o resultado não poderia ser outro: Sucesso Total.
Os alunos do 1º ano do ensino médio trabalharam o tema: INDUSTRIA CULTURAL E A INFLUÊNCIA NORTE AMERICANA NO BRASIL.
O 2º ano ficou com a responsabilidade de retratar sobre OS 100 ANOS DA MADEIRA MAMORÉ, e o TERCEIRÃO da escola ficou com o tema: "FACES DA MORTE".

Meus agradecimentos a todos alunos do Ensino Médio, que durante esse ano compartilharam conosco em nossas visitas ao Complexo da EFMM, na Caminhada pelos trilhos e na produção da Feira do Conhecimento.
E é só esperar que para 2013 tem muito mais: 01 Viagem para o FORTE PRINCIPE DA BEIRA, Caminhada pelos Trilhos da Madeira Mamoré e a aula no Barco Escola, serão as atividades desenvolvidas pelos professores de Ciências Humanas e Suas /Tecnologias.

Amplexos,