segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Qual seria a Doutrina do Obama?

 

Da Doutrina Monroe à Doutrina Bush

Doutrinas norte americanas muito influenciaram na configuração do mundo atual. Desde 1840 até os dias de hoje, uma Doutrina sempre imperou sobre nossas cabeças.
A soberania ideológica estadunidense pode ser vista e comprovada no Brasil a partir da década de 1940, com a proximidade dos governos Vargas e Roosevelt. Hoje, nos vemos reféns do medo dissipado pela "Guerra contra o terrorismo" encabeçada pelo atual governo americano. A seguir seguem as mais pertinentes Doutrinas americanas:

- Destino Manifesto: O sentimento de superioridade racial ,arraigado nos colonizadores europeus das Treze Colônias, aliado à crescente industrialização e busca por terras cultiváveis levaram norte americanos a uma "Marcha para o Oeste", realizando um massacre contra índios nativos.
Posteriormente, já no século XX, a indústria de Hollywood produziu inúmeros filmes retratando a época do expansionismo. Os filmes de faroeste, como são conhecidos, procuram legitimar o assassínio de índios, retratando sempre uma visão maniqueísta, na qual os nativos sempre são os 'bandidos', e os colonizadores os 'mocinhos'.

- Doutrina Monroe: James Monroe, em 1823, posicionou-se contra a tentativa expansionista euroéia na América. Proferiu a famosa frase: "América para os americanos". Conseqüência dessa Doutrina, foi o Corolário Polk. Esse, consistia na anexação de antigas áreas coloniais espanholas ao território norte-americano. O governo se comprometia a apoiar colonos que desejassem anexar territórios. Tais ações permitiram a incorporação do Texas e Novo México aos EUA.

- Política do Big Stick: Theodore Roosevelt, em 1904, elaborou a Política do Big Stick ('Grande Porrete'). Consistiu na cooperação entre países latino-americanos com os EUA, por meio de ações severas. Isso nos mostra a face imperialista estadunidense. Fato marcante da época foi a intervenção do governo americano na construção do Canal do Panamá.

-Doutrina Truman: No contexto da Guerra Fria, o presidente Harry Truman buscava conter o avanço comunista no Ocidente. Descende dessa doutrina o Plano Marshall - ajuda econômica dos EUA destinada à reconstrução dos países europeus no pós 2ª Guerra Mundial. Nessa fase, os EUA se consolidaram como maior potência do mundo capitalista.

- Doutrina Bush: Baseia-se na intervenção explícita contra nações que protejam ou financiem grupos ligados ao terrorismo. Movido pelos atentados de 11 de Setembro de 2001, George W. Bush encabeçou as guerras contra o Afeganistão e Iraque, acreditando que tais países são refúgios de terroristas.

- Outras Doutrinas:

-Doutrina da Boa Vizinhança (Franklin Roosevelt): No âmbito da 2ª Guerra Mundial, o governo americano estreitou relações com países que poderiam ser aliados estratégicos. Além disso, previa a manutenção do imperialismo americano, por meio de ajudas econômicas e militares a países latino-americanos.

- Política da Boa Parceria (Eisenhower) e Política das novas fronteiras (Kennedy): consistiram na manutenção da Política do Big Stick.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

JIMA 2012

Encerrou hoje dia 06 de setembro os Jogos Internos do Instituto Maria Auxiliadora. Durante a semana alunos do 6º ano ao Terceirão do Ensino Médio se confraternizaram na disputa de vários jogos, e o resultado final foi:
Campeão:   SEGUNDO ANO A
Vice:           PRIMEIRO ANO
3º               NONO ANO

Parabéns a todos alunos-atletas.....

quarta-feira, 5 de setembro de 2012

GOVERNO DE RONDONIA -n Carros Oficiais atrapalham o trânsito

É um verdadeiro absurdo o que acontece na avenida D. Pedro II no centro de Porto Velho ao lado do palacio do governo. Uma frota de carros importados e uma dúzia de cones atrapalham a trafegabiidade nesta rua.
Seria a demonstração de poder do atual governo ou uma verdadeira imbecibilidade de alguns Chefes de gabinetes ou méia duzia de secretários que poderiam procurar outro local para estacionar suas maravilhosas máquinas.
Cabe a assessoria do atual governo desaforgar pelo menos o transito naquela área que já é tão caótico e fazer fluir as idéias partindo das coisas simples.


Prof. Valdeci Ribeiro, leciona em Porto Velho.

domingo, 2 de setembro de 2012

MINISTÉRIO PÚBLICO DE RONDONIA TEM FUNCIONARIO DESCONTROLADO

A associação Rondoniense de Jornalistas (ARJ) manifesta irrestrita solidariedade ao jornalista Rubens Coutinho, proprietário do jornal eletrônico "Tudo Rondônia", agredido de forma covarde pelo médico Sérgio Paulo de Mendes Filho, ex-diretor do hospital João Paulo II, na madrugada deste sábado.

O jornalista, que já havia sido ameaçado pelo médico em outras ocasiões, por duas vezes solicitou segurança junto as autoridades policiais, por temer ser vítima do descontrole emocional de Sérgio Paulo, que é especialista em artes marciais (Jiu-Jitsu) e é contumaz em praticar agressões físicas.

Na próxima segunda feira, 03, a ARJ irá solicitar providências da Secretaria de Segurança Pública e protocolar pedido, junto ao Ministério Público Estadual, para que a academia de Jiu-Jitsu de propriedade do médico agressor seja fechada e o próprio covarde agressor seja severamente punido. Uma vez que a conduta moral do proprietário, pode corromper os princípios da boa formação esportiva dos alunos.

A ARJ também questiona a prestação de serviços do médico nas unidades de saúde do Estado, levando em consideração que o mesmo já protagonizou cenas de surto psicótico dentro de hospitais em que atuava profissionalmente.

Por fim, a ARJ reitera total apoio ao jornalista Rubens Coutinho e defende o direito de se manifestar livremente qualquer opinião ou ideia, sem que se corra o risco de sofrer repressão, censura ou agressão física.


Adércio Dias Sobrinho

Presidente da ARJ