terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

A ARTE DE ENSINAR

O Ministério da Educação lançou em rede nacional uma propaganda apelativa à caça de novos professores. Mas afinal, quem quer ser professor nesse país? Seria esta profissão uma rota de escape para tirar da miséria filhos de pobres, sem muita expectativa na vida.
Como todo artista o professor deveria ser valorizado e melhor remunerado, falo artista porque pra dar aula nete país tem que ser um verdadeiro "artista".
O professor antes de tudo tem que ser um líder ou estará fadado ao fracasso profissional, sendo uma pessoa reprodutora do sistema, e não um "transformador" como teria que ser.
Falar sobre liderança não é muito fácil, pois as caracteristicas que definem um lider eficaz são muito dinâmicas e variam muito com o momento.
Um professor líder teria no mínimo um príncipio básico e ao mesmo tempo fundamental: gerar resultados efetivos através do entusiasmo das pessoas.
Como gerar resultados efetivos com a motivação dada pelo MEC aos professores do Brasil?
Ou somos malabaristas de farol ?
Ensinar é arte ou qualquer um que aceite a apelação do Governo, através da propaganda na mídia, pode assumir esse importante papel?
Prof. Valdeci Ribeiro, leciona História Geral em Porto Velho-RO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário